1. INTRODUÇÃO  
  2. Objetivo do Manual 

Este manual tem como objetivo disseminar o conhecimento do uso do módulo “Gerador de Relatórios”, demonstrando a forma de criação de um relatório padrão no ADVWIN+. 

  1. Gerador de Relatórios 

O Gerador de Relatórios é uma ferramenta que permite ao Cliente ter grande liberdade para elaborar relatórios no formato Word. A equipe do Cliente poderá elaborar e gerar relatórios diversos conforme a necessidade de cada cliente. 

Os modelos e pesquisas podem ser salvos no sistema para a geração de novos relatórios de forma rápida e fácil. 

  1. Criando Novo Modelo 

Passo 1: Criação do Documento Base em Word. Criar o documento com informações básicas que servirão de base para diferentes tipos de relatórios. Poderá ser utilizada a folha de rosto padrão como base, ou se criado um modelo, poderá incluir cabeçalho, rodapé, texto padrão, logo, etc. 

Salve o documento. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente 

Passo 2: Abra o Advwin+ e posicione o mouse no Menu Relatórios. 

  1. Clique em ‘Gerador de Relatórios’ 

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

  1. Ao abrir o módulo clique na opção “Modelos”.  

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente 

OBS: mantenha o documento Word do passo 1 aberto para incluir os campos.  

  1. Em “Campos para edição/criação de modelos” escolha o módulo principal do seu relatório: pastas, movimentações, agenda, ficha tempo, debite ou distribuição. 

No exemplo abaixo selecionamos o módulo de pastas para o nosso relatório. Após selecionar o módulo clique em “Lista de campos”.  

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto

Descrição gerada automaticamente 

  1. Abrirá uma nova janela com a lista de campos para selecionar. Podemos incluir além das informações da pasta as informações de agenda, debite, movimentações, ficha tempo, distribuição e objetos vinculados a pasta.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

 

  1. Para incluir as informações no relatório basta clicar sobre o campo que deseja incluir, ir ao documento e colar utilizando o botão “CTRL+V” ou com botão do mouse direito na opção “Colar”. 
  1. Nesse relatório é possível listar movimentações, prazos, ficha tempo, debites, distribuição e objetos. Selecionando submódulos, marque todos os campos que deseja incluir, e cole a informação no documento. Essas informações poderão ser ordenadas no próprio Word, sendo que os dados deverão ser SEMPRE separados por vírgula. 
  1. Feito todo o preenchimento do documento com as variáveis do sistema, salve o documento modelo em “Word” e agora devemos inserir no sistema esse documento modelo para ser utilizado no modulo de gerador.  
  1. Inserindo o Modelo de Relatório 
  1. Clique na opção GED (Relatórios).  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

Descrição gerada automaticamente 

  1. Será aberta uma nova tela para a inserção do modelo de relatório. Há duas maneiras de inserir o documento: 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto. 

A. Clique sobre a área pontilhada e selecione o documento 

B. Abra a pasta do documento em seu computador, cloud ou e-mail e arraste para a área pontilhada. 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

  1. O documento será carregado 

Tabela

Descrição gerada automaticamente 

  1. Ao carregar o documento, será aberta uma nova tela 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

  1. Selecionar o módulo principal do relatório 
  1. Clique em Salvar no GED 
  1. Ao salvar, o documento deverá ser carregado no formato e cor abaixo. Outro formato e cor, o documento foi anexado de forma incorreta. 

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente com confiança média 

 

 

 

  1. Gerando o Modelo de Relatório 
  1. Selecionando o filtro 

Para a geração dos relatórios o primeiro passo a ser feito é a montagem dos filtros para a restrição das informações que deseja que apareça no relatório. 

Interface gráfica do usuário, Texto

Descrição gerada automaticamente 

Ao clicar no botão “Selecionar Filtro” será aberta uma nova tela que permite realizar a pesquisa por diversos filtros.  

A pesquisa poderá ser realizada da seguinte forma:  

  1. Selecione qual módulo será utilizado para pesquisa.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

Observação: Ao selecionar qualquer um dos módulos com exceção ao módulo de “Pasta” será exibido a opção “Não exista” que fará uma pesquisa por registros que não contenha a informação preenchida no parâmetro de pesquisa.  

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente 

  1. Após selecionar o módulo, escolha qual campo será parâmetro de pesquisa. Serão apresentados campos específicos de cada módulo. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

  1. Após selecionar o campo, informe o operador de pesquisa. Os operadores podem variar conforme o campo selecionado  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

Observação: Algumas pesquisas poderão ser realizadas com operadores de pesquisa “Não”. Ao selecionar essa opção será realizada pesquisa negativa ao operador informado. Exemplo: não contenham, não é igual etc.  

  1. Preencha o campo valor com o parâmetro de pesquisa que deseja. Essa área de preenchimento pode mudar de acordo com o tipo do campo, podendo ser texto, data, valor ou tabela de pré-cadastro.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

e) Após preencher todos os critérios, clique no ícone “+” para adicionar o parâmetro de pesquisa.  

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

Descrição gerada automaticamente 

  1. Os parâmetros selecionados irão aparecer ao lado direito. Com a descrição do parâmetro da pesquisa a ser realizada. Ainda nessa tela é possível selecionar a opção de “Pastas Relacionadas”. 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

  1. Após montar o filtro há duas opções do lado direito e abaixo da tela: 

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média 

1 – Preview: ao selecionar aparecerá uma pequena tela com cinco registros como prévia da sua pesquisa. É possível identificar a quantidade de registros e se o retorno da pesquisa será satisfatório. A partir dessa tela é possível executar a pesquisa. 

Indicamos aos clientes realizarem sempre a prévia da pesquisa, para verificar se ela está correta.  

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente 

2 – Pesquisar: a pesquisa será realizada e as informações aparecerão no GRID. 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente 

  1. Combinando Pesquisas:     

Se for necessário acrescentar mais de um parâmetro de pesquisa, as informações poderão ser combinadas em “E” e “OU”. Usando “E” o parâmetro adicionado será incrementais assim exibindo os registros que contenham ambos os parâmetros inseridos, utilizando o “OU” o sistema irá exibir os registros que contenham um ou outro parâmetro de pesquisa. Recomenda-se que todos os parâmetros “OU” sejam informados dentro de um bloco, conforme exemplo abaixo. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

 

Novo Bloco: Importante para restringir pesquisas. 

 

  1. Salvando uma pesquisa 

Após efetuar a montagem de um filtro de pesquisa, se for um filtro recorrente, é possível no ADVWIN+ deixar os filtros salvos para uma pesquisa Rápida.  

Para salvar o filtro, após ter efetuado o passo de montagem, clique sobre o botão Salvar. 

Interface gráfica do usuário

Descrição gerada automaticamente 

1 - Informe um nome para esse filtro (Campo Obrigatório). 

2 – Descrição do filtro (qual a finalidade). 

3 – Indique se a pesquisa será pública ou não. Se marcado o flag todo e qualquer usuário do sistema terá acesso a essa pesquisa podendo modificá-la. Se não marcar esse filtro estará disponível somente para quem o salvou. 

4 – Clique em Salvar para utilizar o filtro em uma pesquisa rápida. 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

A Pesquisa rápida salva pelo filtro, poderá ser realizada na tela inicial conforme imagem abaixo. Ao selecionar o nome da pesquisa o ADVWIN+ trará o resultado sem necessidade de selecionar qualquer outro botão.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

 

  1. Definindo o modelo e quantidade de informações 

Passo 1: Definir o módulo principal do relatório. O módulo principal consiste em definir qual o local principal das informações que o relatório irá buscar, por exemplo um relatório que contém informações das pastas o seu módulo principal será “pasta” (deverá ser o mesmo módulo da montagem do modelo). 

Passo 2: Selecione o modelo de relatório que será utilizado.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

Passo 3: Limitar a quantidade de informações que serão exibidas. A limitação poderá ser realizada por módulo ou submódulo alterando para um número maior que zero. Se igual “zero” significa que não há limitação.  

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente 

Outra opção a ser utilizada também é “Inserir quebra de página após cada resultado” marcando essa opção ao final de cada informação de pasta será inserido uma quebra de página.  

Passo 4: Após finalizado as configurações clique em “Gerar Relatório”.  

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente 

O sistema irá apresentar a mensagem de geração do relatório e já irá efetuar o download do documento gerado no computador.  

 

 

  1. RELATORIOS RÁPIDOS 

Nesse módulo também é possível gerar “Relatórios Rápidos” com o filtro, modelo e informações montadas para geração rápida de relatórios padrões.  

  1. Criação de relatório rápido 

Passo 1: Acesse na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela.  

 

Passo 2: Clique na opção “Novo Relatório Rápido”.  

 

 

Passo 3: Nesta nova tela, dê um nome de fácil identificação para esse relatório rápido selecione os parâmetros do modulo principal, limitações, modelo e filtro.  

Passo 4: Clique em “Criar”.  

 

  1. Gerando relatório rápido  

Acesse o modulo de gerador de relatório e clique na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela. 

  1. A lista de relatórios rápidos salvos será exibida. Selecione com dois cliques sobre o modelo desejado.  

 

  1. Abrirá a tela com os parâmetros preenchidos e salvos anteriormente (item 3.1.) 
  1. Clique em “Gerar Relatório”. 

 

 

  1. Aviso Legal 

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