- INTRODUÇÃO
- Objetivo do Manual
Este manual tem como objetivo disseminar o conhecimento do uso do módulo “Gerador de Relatórios”, demonstrando a forma de criação de um relatório padrão no ADVWIN+.
- Gerador de Relatórios
O Gerador de Relatórios é uma ferramenta que permite ao Cliente ter grande liberdade para elaborar relatórios no formato Word. A equipe do Cliente poderá elaborar e gerar relatórios diversos conforme a necessidade de cada cliente.
Os modelos e pesquisas podem ser salvos no sistema para a geração de novos relatórios de forma rápida e fácil.
- Criando Novo Modelo
Passo 1: Criação do Documento Base em Word. Criar o documento com informações básicas que servirão de base para diferentes tipos de relatórios. Poderá ser utilizada a folha de rosto padrão como base, ou se criado um modelo, poderá incluir cabeçalho, rodapé, texto padrão, logo, etc.
Salve o documento.
Passo 2: Abra o Advwin+ e posicione o mouse no Menu Relatórios.
- Clique em ‘Gerador de Relatórios’
- Ao abrir o módulo clique na opção “Modelos”.
OBS: mantenha o documento Word do passo 1 aberto para incluir os campos.
- Em “Campos para edição/criação de modelos” escolha o módulo principal do seu relatório: pastas, movimentações, agenda, ficha tempo, debite ou distribuição.
No exemplo abaixo selecionamos o módulo de pastas para o nosso relatório. Após selecionar o módulo clique em “Lista de campos”.
- Abrirá uma nova janela com a lista de campos para selecionar. Podemos incluir além das informações da pasta as informações de agenda, debite, movimentações, ficha tempo, distribuição e objetos vinculados a pasta.
- Para incluir as informações no relatório basta clicar sobre o campo que deseja incluir, ir ao documento e colar utilizando o botão “CTRL+V” ou com botão do mouse direito na opção “Colar”.
- Nesse relatório é possível listar movimentações, prazos, ficha tempo, debites, distribuição e objetos. Selecionando submódulos, marque todos os campos que deseja incluir, e cole a informação no documento. Essas informações poderão ser ordenadas no próprio Word, sendo que os dados deverão ser SEMPRE separados por vírgula.
- Feito todo o preenchimento do documento com as variáveis do sistema, salve o documento modelo em “Word” e agora devemos inserir no sistema esse documento modelo para ser utilizado no modulo de gerador.
- Inserindo o Modelo de Relatório
- Clique na opção GED (Relatórios).
- Será aberta uma nova tela para a inserção do modelo de relatório. Há duas maneiras de inserir o documento:
A. Clique sobre a área pontilhada e selecione o documento
B. Abra a pasta do documento em seu computador, cloud ou e-mail e arraste para a área pontilhada.
- O documento será carregado
- Ao carregar o documento, será aberta uma nova tela
- Selecionar o módulo principal do relatório
- Clique em Salvar no GED
- Ao salvar, o documento deverá ser carregado no formato e cor abaixo. Outro formato e cor, o documento foi anexado de forma incorreta.
- Gerando o Modelo de Relatório
- Selecionando o filtro
Para a geração dos relatórios o primeiro passo a ser feito é a montagem dos filtros para a restrição das informações que deseja que apareça no relatório.
Ao clicar no botão “Selecionar Filtro” será aberta uma nova tela que permite realizar a pesquisa por diversos filtros.
A pesquisa poderá ser realizada da seguinte forma:
- Selecione qual módulo será utilizado para pesquisa.
Observação: Ao selecionar qualquer um dos módulos com exceção ao módulo de “Pasta” será exibido a opção “Não exista” que fará uma pesquisa por registros que não contenha a informação preenchida no parâmetro de pesquisa.
- Após selecionar o módulo, escolha qual campo será parâmetro de pesquisa. Serão apresentados campos específicos de cada módulo.
- Após selecionar o campo, informe o operador de pesquisa. Os operadores podem variar conforme o campo selecionado
Observação: Algumas pesquisas poderão ser realizadas com operadores de pesquisa “Não”. Ao selecionar essa opção será realizada pesquisa negativa ao operador informado. Exemplo: não contenham, não é igual etc.
- Preencha o campo valor com o parâmetro de pesquisa que deseja. Essa área de preenchimento pode mudar de acordo com o tipo do campo, podendo ser texto, data, valor ou tabela de pré-cadastro.
e) Após preencher todos os critérios, clique no ícone “+” para adicionar o parâmetro de pesquisa.
- Os parâmetros selecionados irão aparecer ao lado direito. Com a descrição do parâmetro da pesquisa a ser realizada. Ainda nessa tela é possível selecionar a opção de “Pastas Relacionadas”.
- Após montar o filtro há duas opções do lado direito e abaixo da tela:
1 – Preview: ao selecionar aparecerá uma pequena tela com cinco registros como prévia da sua pesquisa. É possível identificar a quantidade de registros e se o retorno da pesquisa será satisfatório. A partir dessa tela é possível executar a pesquisa.
Indicamos aos clientes realizarem sempre a prévia da pesquisa, para verificar se ela está correta.
2 – Pesquisar: a pesquisa será realizada e as informações aparecerão no GRID.
- Combinando Pesquisas:
Se for necessário acrescentar mais de um parâmetro de pesquisa, as informações poderão ser combinadas em “E” e “OU”. Usando “E” o parâmetro adicionado será incrementais assim exibindo os registros que contenham ambos os parâmetros inseridos, utilizando o “OU” o sistema irá exibir os registros que contenham um ou outro parâmetro de pesquisa. Recomenda-se que todos os parâmetros “OU” sejam informados dentro de um bloco, conforme exemplo abaixo.
Novo Bloco: Importante para restringir pesquisas.
- Salvando uma pesquisa
Após efetuar a montagem de um filtro de pesquisa, se for um filtro recorrente, é possível no ADVWIN+ deixar os filtros salvos para uma pesquisa Rápida.
Para salvar o filtro, após ter efetuado o passo de montagem, clique sobre o botão Salvar.
1 - Informe um nome para esse filtro (Campo Obrigatório).
2 – Descrição do filtro (qual a finalidade).
3 – Indique se a pesquisa será pública ou não. Se marcado o flag todo e qualquer usuário do sistema terá acesso a essa pesquisa podendo modificá-la. Se não marcar esse filtro estará disponível somente para quem o salvou.
4 – Clique em Salvar para utilizar o filtro em uma pesquisa rápida.
A Pesquisa rápida salva pelo filtro, poderá ser realizada na tela inicial conforme imagem abaixo. Ao selecionar o nome da pesquisa o ADVWIN+ trará o resultado sem necessidade de selecionar qualquer outro botão.
- Definindo o modelo e quantidade de informações
Passo 1: Definir o módulo principal do relatório. O módulo principal consiste em definir qual o local principal das informações que o relatório irá buscar, por exemplo um relatório que contém informações das pastas o seu módulo principal será “pasta” (deverá ser o mesmo módulo da montagem do modelo).
Passo 2: Selecione o modelo de relatório que será utilizado.
Passo 3: Limitar a quantidade de informações que serão exibidas. A limitação poderá ser realizada por módulo ou submódulo alterando para um número maior que zero. Se igual “zero” significa que não há limitação.
Outra opção a ser utilizada também é “Inserir quebra de página após cada resultado” marcando essa opção ao final de cada informação de pasta será inserido uma quebra de página.
Passo 4: Após finalizado as configurações clique em “Gerar Relatório”.
O sistema irá apresentar a mensagem de geração do relatório e já irá efetuar o download do documento gerado no computador.
- RELATORIOS RÁPIDOS
Nesse módulo também é possível gerar “Relatórios Rápidos” com o filtro, modelo e informações montadas para geração rápida de relatórios padrões.
- Criação de relatório rápido
Passo 1: Acesse na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela.
Passo 2: Clique na opção “Novo Relatório Rápido”.
Passo 3: Nesta nova tela, dê um nome de fácil identificação para esse relatório rápido selecione os parâmetros do modulo principal, limitações, modelo e filtro.
Passo 4: Clique em “Criar”.
- Gerando relatório rápido
Acesse o modulo de gerador de relatório e clique na opção “Relatórios Rápidos” no topo da tela.
- A lista de relatórios rápidos salvos será exibida. Selecione com dois cliques sobre o modelo desejado.
- Abrirá a tela com os parâmetros preenchidos e salvos anteriormente (item 3.1.)
- Clique em “Gerar Relatório”.
- Aviso Legal
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