- INTRODUÇÃO
- Objetivo do Manual
Este manual tem como objetivo unificar o conhecimento do uso do modulo Gerador de Peças, apresentando as suas formas de configurações e utilização.
- Gerador de Peças
O Gerador de Peças é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o trabalho do advogado que produz e revisa peças.
A ferramenta proporciona ao escritório a integridade de teses e formatação, evitando erros comuns como endereçamento incorreto da peça, a utilização de teses e jurisprudências antigas, bem como a formatação fora do padrão do escritório.
Como o documento criado pelo Gerador de Peças é disponibilizado dentro do GED da Pasta, Prazo ou Agenda, o salvamento e controle das alterações é mais simples de ser realizado pelo usuário.
A ferramenta é dividida em dois módulos: 2) elaboração da peça modelo, cujo acesso é recomendando que seja concedido apenas aos coordenadores, e 3) elaboração das peças caso a caso, a ser utilizado pelos advogados e estagiários da equipe.
- CONFIGURAÇÃO DA PEÇA
- Elaboração e gerenciamento da peça modelo
Esta etapa deverá ser realizada por quem detém autonomia para criar e corrigir peças do escritório.
No menu clicar em “Utilidades” e depois “I – Gerenciamento de peças”.
Para elaborar uma peça modelo clicar em “Inserir”.
Será aberto a tela para inserção das informações da nova peça:
Defina a qual Unidade (1) e Setor (2) está peça estará relacionada, o Grupo (3) a qual ela participa e uma Descrição da peça (4), após clique em Gravar.
O campo Unidade (1) e Setor (2) tem caráter restritivo está peça irá aparecer em pastas que estejam vinculadas a unidade e setor informados.
Definido o nome da peça deve-se inserir, na aba Peça, o Documento Base (folha em branco, normalmente com o timbre do escritório no cabeçalho e endereço no rodapé).
Ao clicar em Documento Base será aberto o GED para inserção do documento.
Efetue os procedimentos de inserção do documento no GED 1.
Após a inserção do Documento Base, clicar na aba Estrutura da Peça para inserir as Seções e Itens das Seções referentes à peça que está sendo elaborada.
O botão Nova Seção será utilizado para criar os tópicos da peça. Já o botão Novo item na seção será utilizado para inserir os subitens de cada tópico.
- Inserir nova seção
Clicar no botão Nova Seção, dar o nome e gravar.
- Inserir novo item na seção
Para inserir o item na seção clicar em Novo item na seção, inserir:
1 - Descrição do item – obrigatório;
2 - Informar se este tópico e específico de um setor de custo ou não –facultativo;
3 - Se está vinculado a um objeto ou não – facultativo; (vide OBS abaixo)
4 - Se é um item padrão da peça, ou seja, se ele deverá aparecer em todas as peças que serão elaboradas a partir deste modelo ou não – facultativo.
5 - É possível inserir mais de um objeto para a mesma tese.
Após a inserção dos dados clicar em Gravar.
OBS: No que tange à inserção de objeto, necessário destacar que a pasta, na aba Objeto, deve estar devidamente preenchida para que esta função seja eficaz, visto que o sistema fará uma leitura dos objetos cadastrados na pasta com os objetos inseridos na peça modelo. O intuito deste recurso é evitar que se insira na peça tópicos de objetos não abordados no processo e que, também, não tenha ausência de tópico.
Para inserir o documento correspondente ao item, selecione o item desejado e clicar em Adicionar/Editar DOC e anexar ao GED a(s) parte(s) referente(s) àquele item.
Repetir esta operação até que todas as Seções e Itens estejam todos cadastrados e com os seus respectivos anexos.
- Acelerando o processo de criação da peça
Para acelerar o processo de criação da peça há duas maneiras:
- Para a peça iniciada do “zero”, sem nenhuma peça semelhante:
Inserir a Seção e o primeiro Item da Seção.
Selecione o item criado e clique em Adicionar/Editar DOC.
Aberto o GED clique em Inserir Arquivos, marcar Fazer Check-in Automático, arrastar todos os arquivos que estarão na Seção, por fim, clicar em Inserir Dados.
Esta ação permitirá criar vários Itens das Seções de uma só vez. Após finalizado o processo de check-in dos documentos no GED, clicar em OK ou Fechar.
Todos os Itens da Seção foram criados em lote, as alterações pontuais, como determinar que um Item é Padrão ou não, clique em Edita Item na Seção para os ajustes.
- Peça iniciada a partir de outra já existente
O intuito desta ferramenta é elaborar uma peça modelo a partir de outra já existente, copiando todas as Seções, Itens das Seções e seus respectivos Documentos.
Selecione a peça que deseja copiar e clique em Clonar Outra Peça.
Escolha a peça inteira no botão Clonar toda a peça ou apenas alguma seção/item, selecione a Seção/Item e após clique no botão Clonar Seção/Item.
Clonar toda a peça:
Todas as Seções e Itens da peça “Inicial” foi clonada para a peça “Inicial – Cliente X”.
Clonar seção/item:
Apenas a Seção/Item da peça “Inicial” foi clonada para a peça “Inicial – Cliente X”.
- Inserindo lista de campos
A lista de campos auxilia o usuário na inserção de dados que mudam de processo para processo, como por exemplo, nome das partes, comarca, vara, UF e etc.
Como exemplo, tem-se a inserção destes dados no preâmbulo da peça. Para tanto, clicar em Lista de Campos, escolhe o campo, Copia selecionados p/ área Transferência, ou aperte ctrl+c e cola, aperte ctrl+v, no local da peça correspondente àquele campo. Há a possibilidade de selecionar vários campos de uma só vez utilizando a tecla ctrl.
A fração da peça deverá ser salva no GED com os Campos, conforme exemplo abaixo.
- ELABORAÇÃO DA PEÇA PELO ADVOGADO
A segunda etapa consiste na elaboração da peça pelo advogado/estagiário responsável.
Acessando no menu “Movimentação”, “6 Controle de Pastas/processos” depois “Modulo Contencioso”.
Localize a pasta que deseja gerar a peça baseada em um modelo, na aba “Movimentação” clique em “Criar Peça”.
Nomear a peça no campo Nome do arquivo e clicar em Gerador de Peças.
Para selecionar a peça utilizar a tela de Pesquisa, insira pelo menos um dos filtros para diminuir o número de peças que aparecerão no grid e clique em Procurar.
Há duas possibilidades para a elaboração da peça, Gerar Peça Padrão ou Personalizar Peça.
Na Peça Padrão o sistema irá ler todos os itens das seções que foram designados como Padrão e elaborará a peça automaticamente (relacionando-a com os objetos também).
Com relação à Peça Personalizada, o usuário poderá inserir todas as Seções e todos os Itens disponíveis para o modelo de peça em questão.
Botão que seleciona um Item, ou toda uma Seção, da Estrutura Padrão e inclui na Estrutura Personalizada.
Retorna a Peça Padrão
Marca todas as Seções e Itens da Estrutura Padrão e inclui na Estrutura Personalizada
Retira todas as Seções e Itens da Estrutura Personalizada para iniciar novamente a elaboração da peça
Retira apenas um Item da Estrutura Personalizada
Altera a ordem dos Itens dentro das Seções
Após clicar em Gerar Peça, depois Gerar Peça Personaliza? Sim.
Clicar em OK. A peça pronta em Word aparecerá na tela para o usuário finalizar a edição e após, clicar em Check-in.
Assim está finalizado a geração da peça no sistema.
Também é possível elaborar a peça através do GED da Pasta ou do GED do Prazo, bastando clicar no botão correspondente, seguido do botão “Criar Doc”, dando o nome ao documento e depois clicando no botão “Gerador de Peças”.
A elaboração da peça através do GED da Agenda é mais recomenda, pois facilita o fluxo de trabalho do escritório.
- DISPONIBILIZAR DOCUMENTO PADRÃO
Outra funcionalidade importante que o sistema fornece é a possibilidade de o escritório disponibilizar alguns documentos que devem, também, seguir um padrão, como, por exemplo, carta de preposição, procuração, substabelecimento etc.
Após inserir o documento no GED2 de algum registro do sistema e efetuar o check-in clique com o botão direito do mouse no documento que será o modelo e escolher a opção Usar Documento Como modelo para novos.
Para ter acesso ao documento modelo o usuário deverá entrar em qualquer pasta e clicar do lado direito da tela em Criar Doc.
Escolha o nome do arquivo, selecione o arquivo modelo e clique em Criar. Após as alterações necessárias salvar e Check-in.
Esta opção não possibilita a inclusão de variáveis do sistema (Lista de Campos- ver item 2.3), mas é possível editar o documento após abri-lo no Word.
- AVISO LEGAL
Este documento contém informações confidenciais e/ou privilegiadas e é de propriedade de Grupo TWT Info. Se você não for o destinatário ou a pessoa autorizada a receber este documento, não deve usá-lo, copiá-lo ou divulgar as informações nele contidas ou tomar qualquer ação baseada nessas informações.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo