1. Baixas
A baixa de contas a pagar e a receber é o processo de registro do pagamento ou recebimento de uma conta. No caso de contas a pagar, a baixa ocorre quando a empresa quita uma conta com um fornecedor ou prestador de serviço. Já para contas a receber, a baixa acontece quando o cliente efetua o pagamento à empresa. Esse procedimento é essencial para manter as finanças organizadas e atualizadas, refletindo corretamente as transações realizadas.
1.1. Liberar a CPR para baixa
Para realizar uma baixa da CPR é preciso que o status esteja ‘Liberado para baixa’. Há duas formar de liberar uma CPR para baixa.
I. Individual ou em lote através da tela inicial de contas a pagar e a receber.
II. Com uma CPR aberta em uma nova guia.
1.2. Gerar baixa por fatura
É possível gerar baixa por fatura diretamente da tela de CPR. Basta selecionar as CPRs que deseja baixar.
1.Tipo de documento: É possível selecionar o tipo de documento ao gerar a baixa, ou utilizar o mesmo da CPR.
2. Numeração automática do documento da baixa: Ao flegar este campo a baixa será numerada automaticamente.
3. Conta bancária: Selecione a conta bancária vinculada a baixa ou utilize a mesma da CPR.
4. Conversão de valores: Selecione a informação referente ao cambio da moeda utilizada na CPR.
5. Usar data de programação da CPR como data da BAIXA;
6. Usar data de baixa da CPR como data da CONCILIAÇÃO;
7. Tipo baixa:
A. Baixa total: Realiza a baixa com o valor total da CPR.
B. Baixa parcial: É possível gerar baixa parcial, preenchendo os campos de valor OU percentual.
C. Baixa financeiro: Registrar o valor ou percentual da CPR com a aplicação de um desconto financeiro.
D. Acréscimo por atraso: Registrar o valor/percentual ou juros e multa informados na CPR.
8. Observações: Campo para adicionar observações na baixa da CPR.
9. Cancelar;
10. Baixar;
1.3. Baixar CPR através da tela ‘Baixas’
I. Para realizar uma baixa, no menu esquerdo da tela, clique em ‘Baixas’ (01).
I. Tela inicial das baixas:
- Filtrar por: é possível filtrar as baixas por período de lançamento.
- Excluir as baixar selecionadas que estiverem listadas na tabela (09).
- Editar abaixas: é possível editar uma baixa selecionada.
- Customizar colunas: customizar colunas com os campos disponíveis.
- Exportar planilha: é possível exportar todos os dados da planilha ou apenas as linhas selecionadas para Excel.
- Atualiza grid: atualiza o grid com a listagem das baixas.
- Filtrar: filtra através das informações da tabela.
- Adicionar nova baixa: ao clicar neste ícone é possível adicionar uma nova baixa.
- Listagem de baixar cadastradas em determinado período.
I. Ao clicar no ícone “+” a seguinte tela abrirá:
A. Documento
- Tipo: tipo do documento.
- Número: número da baixa.
- Numerar: numerar fatura ou numerar geral.
- Pagamento: data do pagamento da fatura.
- Competência: data de competência ou data de lançamento da fatura.
- Compensação: data da compensação da baixa, podendo ser a mesma data de pagamento.
- Tipo: tipo de pagamento da fatura.
- Número: número da fatura.
- Nota Fiscal: número da NF.
B. Conta
- Moeda: selecione a moeda da baixa.
- Valor Baixa: preencha este campo com o valor.
- Juros%: porcentagem de juros, se houver.
C. Identificação
- Tipo lançamento: selecione o tipo de lançamento.
- Centro de custo: selecione o centro de custo.
- Cliente ou Fornecedor: selecione o cliente ou fornecedor.
- Banco ou Conta: selecione banco ou a conta do cliente/fornecedor.
- Unidade: selecione a unidade que será lançada a baixa.
- Observação: campo para preencher com observações da baixa.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo