1. Baixas
A baixa de contas a pagar e a receber é o processo de registro do pagamento ou recebimento de uma conta. No caso de contas a pagar, a baixa ocorre quando a empresa quita uma conta com um fornecedor ou prestador de serviço. Já para contas a receber, a baixa acontece quando o cliente efetua o pagamento à empresa. Esse procedimento é essencial para manter as finanças organizadas e atualizadas, refletindo corretamente as transações realizadas.
1.1. Liberar a CPR para baixa
Para realizar uma baixa da CPR é preciso que o status esteja ‘Liberado para baixa’. Há duas formar de liberar uma CPR para baixa.
I. Individual ou em lote através da tela inicial de contas a pagar e a receber.
II. Com uma CPR aberta em uma nova guia.
1.2. Gerar baixa por fatura
É possível gerar baixa por fatura diretamente da tela de CPR. Basta selecionar as CPRs que deseja baixar.
1.Tipo de documento: É possível selecionar o tipo de documento ao gerar a baixa, ou utilizar o mesmo da CPR.
2. Numeração automática do documento da baixa: Ao flegar este campo a baixa será numerada automaticamente.
3. Conta bancária: Selecione a conta bancária vinculada a baixa ou utilize a mesma da CPR.
4. Conversão de valores: Selecione a informação referente ao cambio da moeda utilizada na CPR.
5. Usar data de programação da CPR como data da BAIXA;
6. Usar data de baixa da CPR como data da CONCILIAÇÃO;
7. Tipo baixa:
A. Baixa total: Realiza a baixa com o valor total da CPR.
B. Baixa parcial: É possível gerar baixa parcial, preenchendo os campos de valor OU percentual.
C. Baixa financeiro: Registrar o valor ou percentual da CPR com a aplicação de um desconto financeiro.
D. Acréscimo por atraso: Registrar o valor/percentual ou juros e multa informados na CPR.
8. Observações: Campo para adicionar observações na baixa da CPR.
9. Cancelar;
10. Baixar;
1.3. Baixar CPR através da tela ‘Baixas’
I. Para realizar uma baixa, no menu esquerdo da tela, clique em ‘Baixas’ (01).
I. Tela inicial das baixas:
- Filtrar por: é possível filtrar as baixas por período de lançamento.
- Excluir as baixar selecionadas que estiverem listadas na tabela (09).
- Editar abaixas: é possível editar uma baixa selecionada.
- Customizar colunas: customizar colunas com os campos disponíveis.
- Exportar planilha: é possível exportar todos os dados da planilha ou apenas as linhas selecionadas para Excel.
- Atualiza grid: atualiza o grid com a listagem das baixas.
- Filtrar: filtra através das informações da tabela.
- Adicionar nova baixa: ao clicar neste ícone é possível adicionar uma nova baixa.
- Listagem de baixar cadastradas em determinado período.
I. Ao clicar no ícone “+” a seguinte tela abrirá:
A. Documento
- Tipo: tipo do documento.
- Número: número da baixa.
- Numerar: numerar fatura ou numerar geral.
- Pagamento: data do pagamento da fatura.
- Competência: data de competência ou data de lançamento da fatura.
- Compensação: data da compensação da baixa, podendo ser a mesma data de pagamento.
- Tipo: tipo de pagamento da fatura.
- Número: número da fatura.
- Nota Fiscal: número da NF.
B. Conta
- Moeda: selecione a moeda da baixa.
- Valor Baixa: preencha este campo com o valor.
- Juros%: porcentagem de juros, se houver.
C. Identificação
- Tipo lançamento: selecione o tipo de lançamento.
- Centro de custo: selecione o centro de custo.
- Cliente ou Fornecedor: selecione o cliente ou fornecedor.
- Banco ou Conta: selecione banco ou a conta do cliente/fornecedor.
- Unidade: selecione a unidade que será lançada a baixa.
- Observação: campo para preencher com observações da baixa.