- Objetivo
Este manual tem como objetivo orientar o usuário, com acesso ao Módulo Financeiro, realizar a rotina de pagamento de Debites no sistema ADVWIN.
- O que é o Pagamento de Debite?
Neste módulo Financeiro é possível acessar todas as despesas lançadas pelo advogado/usuário, revisar os comprovantes em anexo e dar baixa ou lançar um contas a pagar.
- Acessando Pagamentos Debites
Para acessar o módulo pagamento debites ir ao Menu Financeiro > 5 Pagamentos Debites, conforme imagem abaixo:
- Aba de Pesquisa
- Nesta aba é possível realizar a pesquisa de todos os debites no sistema; seja ele vinculado a uma pasta, movimentação ou lançado diretamente no módulo debite.
- Através desta tela é possível pesquisar e realizar o pagamento dos debites, gerando uma CPR (item 7.1. deste manual) ou gerando uma Baixa (item 7.2. deste manual)
- É possível pesquisar debites para realizar uma transferência entre contas, gerando uma CPR (item 8.1. deste manual) ou gerando uma Baixa (item 8.2. deste manual)
- É possível pesquisar debites e realizar uma transferência entre contas, estornando o saldo para o cliente (explicação no item 8.3 deste manual)
- Listar por: neste campo é possível escolher a ordem das informações do Grid por número, advogado, cliente ou data.
- Usar datas: ao marcar esta opção, o usuário poderá realizar a pesquisa conforme a data do debite cadastrado no sistema, utilizando os campos ‘Início’ e ‘Fim’.
- Advogado: neste campo o usuário irá selecionar o advogado que inseriu o debite a ser creditado.
- Advogado (se diferente do a creditar): caso as permissões do Advogado (03) que inseriu o debite, não seja possível alterar o nome, neste campo é inserido o Advogado que irá creditar o debite.
- Número: número do debite a ser pesquisado.
- Cliente: neste campo o usuário irá selecionar o cliente referente ao debite a ser pesquisado.
- Tipo de serviço: realiza a pesquisa para o tipo de debite inserido
- Tipo de serviço diferente de: realiza a pesquisa do tipo de debite, exceto o que está selecionado.
- Status: é possível filtrar a pesquisa pelo status do debite. Sendo eles:
- Ok para cobrança: o debite será cobrado do cliente;
- Em cobrança: debite já foi faturado;
- Não cobrado: o debite não será cobrado do cliente
- Cancelado: o debite lançado foi cancelado, evitando – se a necessidade de deletar o registro;
- Aguard. Documento: o Debite está aguardando a inserção de documento no GED para justificar a despesa e, posteriormente, será liberado para cobrança
- Todos: pesquisa referente a todos os status citados acima.
- Unidade: unidade do escritório vinculado ao debite.
- Setor de custo: setor de custo referente ao debite.
- Utiliza transferência entre contas: este campo é utilizado quando o escritório trabalha com adiantamento de contas com clientes.
Exemplo: em alguns casos, os clientes adiantam um valor de pagamento. O escritório para realizar o controle desse adiantamento do cliente cria uma conta fictícia dentro do sistema e assim pode realizar transferência entre contas, podendo gerar a Baixa (item 8.2. deste manual) ou gerando uma CPR (8.1. deste manual).
OBS: ao marcar este campo, é necessário selecionar um advogado e cliente para a pesquisa.
- Glosar debite (estornar saldo para cliente): este campo trata do estorno de um valor que o cliente adiantou. Ao marcar está opção, o escritório irá gerar a Baixa ou a CPR de estorno para o cliente (item 8.3. deste manual).
- Procurar: botão para executar a pesquisa
Para realizar a pesquisa de um ou mais debites, preencher os campos acima.
- Aba Dados
Nesta aba o usuário irá visualizar as informações do debite pesquisado.
- Número: número do debite
- Data: data do debite
- Advogado: advogado que realizou o lançamento do debite
- Unidade: unidade o qual o cliente é vinculado
- Setor de custo: setor de custo referente ao debite lançado
- Cliente: cliente do debite lançado
- Valor do Advogado: valor que será reembolsado ao usuário
- Valor do cliente: valor que será cobrado do cliente
- Depende do Adiant.: este é um campo livre de digitação (Sim/Não). O usuário poderá informar se este pagamento se trata de um adiantamento.
- Advogado (se diferente do a creditar): caso o campo esteja preenchido, este será o advogado que receberá referente ao debite;
- Descrição: neste campo está a descrição do debite.
- Botões Laterais
- Sair: ao clicar neste botão a tela pagamento de debites será fechada;
- Gerar CPR: ao clicar neste botão o sistema irá gerar um contas a pagar para efetuar a baixa;
- Gerar Baixas: ao clicar neste botão, o sistema irá dar baixa no debite e lançar o debite como 'pago' no módulo CPR Baixadas;
- Estornar Saldo: Utilizado quando na aba pesquisa estiverem selecionados “Utiliza transferência entre contas” e “Glosar debite (estornar saldo para cliente).
- Imprime Frente/Verso?: marcando essa opções será possível imprimir o debite frente e verso
- GED: ao clicar neste botão, o usuário será redirecionado há uma nova tela, onde será possível visualizar os documentos referente ao debite selecionado/pesquisado;
- Ao clicar no botão , será aberta uma nova tela para a visualização dos documentos inseridos ao debite selecionado/pesquisado;
- Imprimir: ao clicar neste botão, é possível imprimir o debite selecionado/pesquisado.
- Formas de Pagamento de Debites
- Gerando uma CPR
Para Gerar CPR de um ou mais debite(s), seguir o passo a passo abaixo:
- Pesquisar o/os debite(s) para gerar a CPR, conforme o item 4. deste manual;
- Selecionar o/os debite(s) e clicar no botão ‘Gerar CPR’ e abrirá a seguinte tela e clicar em ‘SIM’:
OBS.: para selecionar mais de um debite o usuário poderá clicar na tecla ‘SHIT’ + seta para baixo ou ‘CTRL’ e clicar nos debites que deseja realizar a CPR.
- Ao clicar ‘SIM’, abrirá a seguinte tela:
- O usuário irá preencher os campos acima:
- Doc.: selecionar o tipo que será realizado o pagamento
- Número: selecionar qual forma de numeração: numerar geral ou numerar fatura
- Tipo Lançamento: selecionar o tipo de pagamento referente ao debite, para localizar os tipos de lançamentos, clicar no ícone e será aberta uma nova tela com os tipos de lançamentos.
- Centro: neste campo o usuário irá selecionar o setor referente ao pagamento do debite. Caso o usuário marque a opção ‘Usar centro originais dos debites’, o sistema irá utilizar o setor que já está cadastrado no debite.
Se os debites tiverem setores diferentes e selecionar o ‘Usar centro originais dos debites’, serão geradas as CPR’s por setor.
- Data de Pagamento: data que será realizado o pagamento do debite
Data de competência: mês de lançamento do debite (no caso do sistema indicamos colocar o primeiro dia do mês de lançamento do Debite).
Exemplo: Se o Debite foi lançado em março, mas o pagamento está sendo realizado em junho, o mês de competência será março.
- Utiliza transferência entre contas: explicação deste campo no item 8. deste manual
- Fornecedor: Advogado/Usuário responsável pelo recebimento do pagamento do debite
- Unidade: unidade que está vinculada ao pagamento do debite.
OBS.: no campo 4, ao marcar a opção ‘Usar centros originais dos debites’, será habilitada a opção ‘Usar unidades originais dos debites’. Marcando esta opção, o campo ficará bloqueado para preenchimento e será utilizada a unidade que foi cadastrada no debite. Segue imagem abaixo:
- Gerar CP/CR com valor do advogado: ao marcar esta opção, a baixa será gerada com o valor do advogado
Gerar CP/CR com valor do cliente: ao marcar esta opção, a baixa será gerada com o valor do cliente
- Reter impostos: ao marcar a opção, irá reter impostos referente ao pagamento
- Observação: este é um campo livre para digitação, podendo inserir observações referente ao pagamento do debite. Ou se o usuário marcar a opção ‘Usar a observação dos debites’, o sistema irá trazer as observações do debite que está sendo realizada a baixa.
Abaixo segue exemplo da tela preenchida:
- Clicar em ‘Gerar’ ao realizar o preenchimento da tela.
Ao realizar a CPR, você poderá localizá-la no menu acima do sistema, no ícone ‘Contas a Pagar’, conforme marcação abaixo:
- Gerando uma Baixa
Para Gerar Baixa de um ou mais debite(s), seguir o passo a passo abaixo:
- Pesquisar o/os debite(s) para gerar a Baixa, conforme o item 4. deste manual;
- Selecionar o/os debite(s) e clicar no botão ‘Gerar Baixa’ e abrirá a seguinte tela e clicar em ‘SIM’:
OBS.: para selecionar mais de um debite o usuário poderá clicar na tecla ‘SHIT’ + seta para baixo ou ‘CTRL’ e clicar nos debites que deseja realizar a Baixa.
- Ao clicar ‘SIM’, abrirá a seguinte tela:
- O usuário deve preencher os campos acima:
- Doc.: selecionar o tipo que será realizado o pagamento
- Número: selecionar qual forma de numeração - numerar geral ou numerar fatura
- Tipo Lançamento: selecionar o tipo de pagamento referente ao debite, para localizar os tipos de lançamentos, clicar no ícone e será aberta uma nova tela com os tipos de lançamentos.
- Centro: neste campo o usuário seleciona o setor referente ao pagamento do debite. Caso o usuário marque a opção ‘Usar centro originais dos debites’, o sistema utiliza o setor que já está cadastrado no debite.
Se os debites tiverem setores diferentes e selecionar o ‘Usar centro originais dos debites’, serão geradas as CPR’s por setor.
- Data de Pagamento: data que será realizado o pagamento do debite
Data de competência: mês de lançamento do debite (no caso do sistema indicamos colocar o primeiro dia do mês de lançamento do Debite).
Exemplo: Se o Debite foi lançado em março, mas o pagamento está sendo realizado em junho, o mês de competência será março.
- O preenchimento deste campo é informativo, deixando livre para preenchimento.
OBS: as informações inseridas neste campo não realizam vínculo com nenhum com qualquer outra informação do sistema.
- Portador: qual o banco que irá realizar a baixa do pagamento do debite
- Fornecedor: Advogado responsável pelo recebimento do pagamento do debite
- Unidade: unidade que está vinculada ao pagamento do debite.
OBS.: no campo 4, ao marcar a opção ‘Usar centros originais dos debites’, será habilitada a opção ‘Usar unidades originais dos debites’. Marcando esta opção, o campo ficará bloqueado para preenchimento e será utilizada a unidade que foi cadastrada no debite. Segue imagem abaixo:
- Gerar CP/CR com valor do advogado: ao marcar esta opção, a baixa será gerada com o valor do advogado
Gerar CP/CR com valor do cliente: ao marcar esta opção, a baixa será gerada com o valor do cliente
- Observação: este é um campo livre para digitação, podendo inserir observações referente ao pagamento do debite. Ou se o usuário marcar a opção ‘Usar a observação dos debites’, o sistema irá trazer as observações do debite que está sendo realizada a baixa.
Abaixo segue exemplo da tela preenchida:
- Clicar em ‘Gerar’ ao realizar o preenchimento da tela.
Ao realizar a baixa, você poderá localizar as baixas no menu acima do sistema, no ícone ‘Contas Baixadas’, conforme marcação abaixo:
- Transferência entre contas
Este campo deverá ser selecionado quando o cliente realiza o adiantamento de algum valor para o escritório e ao pagar alguma despesa, é realizada a transferência entre as contas.
OBS.: em alguns casos, para o escritório ter um controle sobre esse adiantamento do cliente, é cadastrada uma conta fictícia dentro do sistema. Assim, quando necessário realizar essa transferência de valores referente a algum pagamento (debite) o escritório poderá trabalhar com esse valor adiantado.
Além de poder realizar essa transferência entre contas, é possível realizar o estorno do valor adiantado para o cliente, caso esse valor não seja utilizado (item 8.3. deste manual)
- Gerando uma CPR entre transferência de contas
Para Gerar CPR entre transferência de contas de um ou mais debite(s), seguir o passo a passo abaixo:
- Na aba pesquisa, marcar o campo 'Utiliza transferência entre contas';
- Ao marcar a opção acima é obrigatório selecionar os campos Advogado e Cliente para executar a pesquisa;
- Clicar em ‘Procurar’;
- Selecionar o/os debite(s) e clicar no botão ‘Gerar CPR’ e abrirá a seguinte tela e clicar em ‘SIM’:
OBS.: para selecionar mais de um debite o usuário poderá clicar na tecla ‘SHIT’ + seta para baixo ou ‘CTRL’ e clicar nos debites que deseja realizar a CPR.
- Ao clicar ‘SIM’, abrirá a seguinte tela:
- O usuário irá preencher os campos acima:
- Doc.: selecionar o tipo que será realizado o pagamento
- Número: selecionar qual forma de numeração: numerar geral ou numerar fatura
- Tipo Lançamento: por se tratar de uma transferência de contas, este campo será preenchido automaticamente pelo sistema
- Centro: neste campo o usuário seleciona o setor referente ao pagamento do debite. Caso o usuário marque a opção ‘Usar centro originais dos debites’, o sistema utiliza o setor que já está cadastrado no debite.
Se os debites tiverem setores diferentes e selecionar o ‘Usar centro originais dos debites’, serão geradas as CPR’s por setor.
- Data de Pagamento: data que será realizado o pagamento do debite
Data de competência: mês de lançamento do debite (no caso do sistema indicamos colocar o primeiro dia do mês de lançamento do Debite).
Exemplo: Se o Debite foi lançado em março, mas o pagamento está sendo realizado em junho, o mês de competência será março.
- Banco Origem: selecionar o banco que irá realizar a transferência do adiantamento do cliente
- Banco Destino: selecionar o banco do cliente para pagamento
- Unidade: unidade que está vinculada ao pagamento do debite
OBS.: no campo 4, ao marcar a opção ‘Usar centro originais dos debites’, será habilitada a opção ‘Usar unidades originais dos debites’. Marcando esta opção, o campo ficará bloqueado para preenchimento e será utilizada a unidade que foi cadastrada no debite. Segue imagem abaixo:
- Observação: este é um campo livre para digitação, podendo inserir observações referente ao pagamento do debite. Ou se o usuário marcar a opção ‘Usar a observação dos debites’, o sistema irá trazer as observações do debite que está sendo realizada a baixa.
Abaixo segue exemplo da tela preenchida:
- Clicar em ‘Gerar’ ao realizar o preenchimento da tela.
- Gerando uma Baixa entre transferência de contas
Para Gerar Baixa entre transferência de contas de um ou mais debite(s), seguir o passo a passo abaixo:
- Na aba pesquisa, marcar o campo 'Utiliza transferência entre contas';
- Ao marcar a opção acima é obrigatório selecionar os campos Advogado e Cliente para executar a pesquisa;
- Clicar em ‘Procurar’;
- Selecionar o/os debite(s) e clicar no botão ‘Gerar Baixa’ e abrirá a seguinte tela e clicar em ‘SIM’:
OBS.: para selecionar mais de um debite o usuário poderá clicar na tecla ‘SHIT’ + seta para baixo ou ‘CTRL’ e clicar nos debites que deseja realizar a CPR.
- Ao clicar ‘SIM’, abrirá a seguinte tela:
- O usuário irá preencher os campos acima:
- Doc.: selecionar o tipo que será realizado o pagamento
- Número: selecionar qual forma de numeração: numerar geral ou numerar fatura
- Tipo Lançamento: por se tratar de uma transferência de contas, este campo será preenchido automaticamente pelo sistema
- Centro: neste campo o usuário seleciona o setor referente ao pagamento do debite. Caso o usuário marque a opção ‘Usar centro originais dos debites’, o sistema utiliza o setor que já está cadastrado no debite.
Se os debites tiverem setores diferentes e selecionar o ‘Usar centro originais dos debites’, serão geradas as CPR’s por setor.
- Data de Pagamento: data que será realizado o pagamento do debite
Data de competência: mês de lançamento do debite (no caso do sistema indicamos colocar o primeiro dia do mês de lançamento do Debite).
Exemplo: Se o Debite foi lançado em março, mas o pagamento está sendo realizado em junho, o mês de competência será março.
- O preenchimento deste campo é informativo, deixando livre para preenchimento.
OBS: as informações inseridas neste campo não realizam vínculo com nenhum com qualquer outra informação do sistema
- Banco Origem: selecionar o banco que irá realizar a transferência do adiantamento do cliente
- Banco Destino: selecionar o banco do cliente para pagamento
- Unidade: unidade que está vinculada ao pagamento do debite
OBS.: no campo 4, ao marcar a opção ‘Usar centro originais dos debites’, será habilitada a opção ‘Usar unidades originais dos debites’. Marcando esta opção, o campo ficará bloqueado para preenchimento e será utilizada a unidade que foi cadastrada no debite. Segue imagem abaixo:
- Observação: este é um campo livre para digitação, podendo inserir observações referente ao pagamento do debite. Ou se o usuário marcar a opção ‘Usar a observação dos debites’, o sistema irá trazer as observações do debite que está sendo realizada a baixa.
Abaixo segue exemplo da tela preenchida:
- Estornar Saldo para cliente
Neste item, vamos explicar a devolução de valores entre contas do sistema, para estornar o valor que o cliente adiantou para o escritório.
- Antes de realizar a pesquisa do debite, o usuário deve marcar as duas opções abaixo na aba pesquisa:
- Por se tratar de uma transferência entre contas, é obrigatório o preenchimento do campo Advogado e Cliente para executar a pesquisa
- Ao preencher os campos necessários, clicar em ‘Procurar’
- Selecionar o/os debite(s) e clicar no botão ‘Estornar Saldo’, conforme imagem abaixo:
OBS.: para selecionar mais de um debite o usuário poderá clicar na tecla ‘SHIT’ + seta para baixo ou ‘CTRL’ e clicar nos debites que deseja realizar o estorno de saldo.
- Ao realizar a pesquisa e selecionar o debite desejado, abrirá a seguinte tela, clicar em ‘SIM’:
- Ao clicar ‘SIM’, abrirá a seguinte tela:
- O usuário irá preencher os campos acima:
- Doc.: selecionar o tipo que será realizado o pagamento
- Número: selecionar qual forma de numeração: numerar geral ou numerar fatura
- Tipo Lançamento: por se tratar de uma transferência de contas e estorno de saldo para o cliente, este campo será preenchido automaticamente pelo sistema
- Centro: neste campo o usuário seleciona o setor referente ao pagamento do debite. Caso o usuário marque a opção ‘Usar centro originais dos debites’, o sistema utiliza o setor que já está cadastrado no debite.
Se os debites tiverem setores diferentes e selecionar o ‘Usar centro originais dos debites’, serão geradas as CPR’s por setor.
- Data de Pagamento: data que será realizado o pagamento do debite
Data de competência: mês de lançamento do debite (no caso do sistema indicamos colocar o primeiro dia do mês de lançamento do Debite). Exemplo: Se o Debite foi lançado em março, mas o pagamento está sendo realizado em junho, o mês de competência será março.
- O preenchimento deste campo é informativo, deixando livre para preenchimento.
OBS: as informações inseridas neste campo não realizam vínculo com nenhum com qualquer outra informação do sistema
- Banco Origem: selecionar o banco que irá realizar a transferência do adiantamento do cliente
- Banco Destino: selecionar o banco do cliente para pagamento
- Unidade: unidade que está vinculada ao pagamento do debite
OBS.: no campo 4, ao marcar a opção ‘Usar centro originais dos debites’, será habilitada a opção ‘Usar unidades originais dos debites’. Marcando esta opção, o campo ficará bloqueado para preenchimento e será utilizada a unidade que foi cadastrada no debite. Segue imagem abaixo:
- Observação: este é um campo livre para digitação, podendo inserir observações referente ao pagamento do debite. Ou se o usuário marcar a opção ‘Usar a observação dos debites’, o sistema irá trazer as observações do debite que está sendo realizada a baixa.
Abaixo segue exemplo da tela preenchida:
- Clicar em ‘Estornar Saldo’ ao realizar o preenchimento da tela.
- Aba Estorno
Esta aba refere-se aos estornos de debites com CPR lançada e os baixados.
- Se o pagamento de Debite foi realizado gerando uma Baixa, o sistema irá excluir a baixa ao realizar o estorno de Debite;
- Se o pagamento de Debite for realizado gerando uma CPR, o sistema irá cancelar a CPR e excluir a baixa da CPR. Caso a CPR não tenha sido baixada, o sistema irá apenas cancelar a CPR.