A Configuração/Parametrização de Campos consiste na alteração das configurações do layout do sistema e está dividida em 2 (duas) etapas:
1 – Configuração Padrão
2 – Grupos de Segurança
1. Configuração Padrão
A Configuração realizada na “Configuração Padrão” é a base para as configurações nos Grupos de Segurança.
1.1. Acessando o Módulo
O acesso a Configuração Padrão é realizado em Configurações>Configuração Padrão:
No Grid é possível pesquisar ou filtrar qual o módulo ou submódulo deseja realizar as alerações.
No Manual vamos exemplificar com o módulo “Pasta”.
Após a pesquisa o módulo poderá ser aberto com um duplo clique sobre a linha selecionada.
Excepcionalmente no módulo de pastas é possível escolher qual nível realizará as alterações, selecionando uma das abas:
1.2. Configuração
A configuração deverá seguir os passos e informações a seguir para não incorrer em erros ou problemas.
1º Passo: Criação de um ou mais Grupos
A criação de Grupos é imprescindível para a inclusão e organização dos campos na tela. É possível ter mais de um Grupo para facilitar a visualização das informações pelo usuário.
A – Nome do Grupo: Escolher o nome do Grupo
B – Descrição do Grupo (informações a respeito do conteúdo do Grupo)
C – Adicionar o Grupo: Cria o Grupo para receber os campos
Posicionando o mouse na parte superior do Grupo é possível mover antes ou depois de outros grupos.
2º PASSO: Adicionar Campos ao Grupo:
Os campos disponíveis estão ao lado direito da tela. Selecionar um campo disponível na lista localizada ao lado direito da tela > posicionar o mouse em formato de “cruz” > arrastar o campo para o grupo e posição desejada> Clicar em salvar posicionamento. Para qualquer alteração nessa tela sempre clique em “Salvar Posicionamento”.
Obs: Cada linha de posicionamento de campos equivale a 12(doze) colunas:
3º PASSO: Configuração Campo a Campo:
Escolher o campo que será modificado> Posicionar o mouse sobre o campo tomando o formato de “mão”> duplo clique para abrir as informações do campo.
Cada campo possui configurações e parâmetros próprios.
A tela abaixo será aberta para realizar as configurações:
A – Campo: Nome do Campo no Banco de Dados
B – Tipo de Campo: Forma que ocorrerá a entrada dos dados no campo (menu suspenso, campo texto, campo texto com múltiplas linhas, campo texto para datas, checkbox, etc.).
C – Tamanho para Telas: corresponde a quantidade de colunas do campo. Sugerimos que a versão mobile sempre tenha 2 colunas a mais.
D – Descrição: Nome do campo que aparecerá aos usuários.
E - Valor Padrão: Valor que será definido ao campo a depender do Tipo de Campo (B).
F – Informações sobre o Campo: As informações preenchidas nesse campo estarão disponíveis aos usuários, com um ponto de interrogação na tela, ao lado do campo.
G – Preenchimento Obrigatório: se o item estiver selecionado esse campo torna-se de preenchimento obrigatório para todos os Grupos de Segurança.
H – Exibe no Grid: o campo estará disponível ao usuário para exibição no GRID do módulo.
I – Exibe na Pesquisa: o campo estará disponível para ser utilizado na pesquisa.
J – Exibe nos Formulários de Inclusão e Edição: quando o usuário selecionar para cadastrar ou alterar as informações de um módulo esse campo estará disponível se estiver com flag.
Selecionar “Salvar Campo” > Fechar a Tela > Selecionar “Salvar Posicionamento. Essa etapa deve ser cumprida sempre que realizar alterações.
IMPORTATE!!!!
Os campos mencionados abaixo, só poderão ser utilizados com orientações da TWTINFO.
1 – Máscara: utilizado para definir máscaras de números de telefones, datas, CEP, etc.
2 – Máximo de Dígitos: é preciso verificar o tamanho do campo no banco de dados e utilizar um valor sempre menor.
3 – Parâmetros: Definições de itens que a tabela poderá pré-selecionar.
4º Passo: Caso necessário reposicione os campos na ordem desejada. Um campo pode ser movimentado de um grupo para outro.
Caso o campo seja inutilizado por algum motivo ou selecionado errado, poderá ser retirado do Grupo arrastando para os campos disponíveis. Importante retirar os flags dos itens G, H, I e J para que não fique disponível e cause problemas na operação do usuário.
Lembre-se: sempre que realizar alterações deverá: salvar campo> fechar a tela> salvar posicionamento.
1.3. Efeito das Alterações nos Grupos de Segurança
1 – Grupos de Segurança Já existentes:
Se já existem grupos de segurança cadastrados e configurados as regras que serão aplicadas são:
a. Novo Grupo de Campo.
b. Inclusão de novo campo.
c. Alterações nos campos: C, F, G, H, I, J do item 4.1.2. desse Manual.
Alterações como nome e disposição de campos não serão alteradas em grupos já existentes. Para realizá-las deverá seguir os passos do item 4.2. desse Manual.
2 – Novos Grupos de Segurança:
Para os novos Grupos de Segurança Cadastrados serão aplicadas todas as informações e/ou regras realizadas na Configuração Padrão.
1.4. Grupos de Segurança (Configuração de Campos)
No Grupo de Segurança é possível atribuir permissões aos usuários e realizar parametrizações específicas nos campos para cada grupo.
Cada usuário pode fazer parte de um único grupo de segurança, mas um Grupo de Segurança pode ter diversos usuários, exceto nos casos em que o Perfil é utilizado.
1.5. Acessando o Módulo
O acesso ao módulo é realizado em Configurações> Grupos de Segurança.
Na tela seguinte é possível:
- Incluir um novo Grupo de Segurança
:
1 – Nome do Grupo de Segurança – é o único campo obrigatório ao criar um Grupo de Segurança.
2 – O Administrador tem acesso ao item “Configurações” do Menu e pode alterar permissões no sistema – campo opcional.
3 – A Herança realiza uma cópia de campos (não inclui permissões) de um grupo que já existe – antes de utilizar vide o item 4.3. deste Manual.
4 – Nesse campo seleciona o perfil já configurado que estará atrelado a esse Grupo de Segurança. Para configurações do Perfil vide item 7. Deste Manual.
Clicar em “Salvar Grupo de Segurança” para criar um novo Grupo ou em “Cancelar” para desistir do cadastro.
- Para realizar a edição, acesse um Grupo já cadastrado com duplo clique ou clique em
.
1.6. Configuração
Acessar o Grupo de Segurança e seguir os seguintes passos:
1º Passo: Rolar a tela para baixo no item “selecione um módulo” e selecionar o módulo que realizará as alterações nos campos.
2º Passo: Alteração da Ordem dos Campos
Os campos poderão ter sua ordem alterada dentro do Grupo.
No exemplo os campos que estão no Grupo Pasta não podem ser alterados para o Grupo Processo (os campos não podem ser alterados entre grupos nos Grupos de Segurança). Essa alteração deverá ser realizada na Configuração Padrão (item 4.2.1. desse manual).
Alterações de Grupo, Tamanho do Campo e Criação de Novos Grupos deverão ser realizadas conforme o Item 4. desse Manual.
Após a alteração da ordem dos campos clique em .
3º Passo: Selecione um campo com duplo clique para realizar alterações específicas no campo.
A – Campo: Nome do campo no Banco de Dados
B – Descrição: Nome do campo que poderá ser alterado. A alteração aparecerá ao usuário que faz parte desse Grupo de Segurança.
C – Padrão: O usuário tem permissão conforme a configuração da permissão padrão.
D – Somente Leitura: O usuário poderá visualizar o campo, mas não poderá alterar ou incluir informações.
E – Oculto: O usuário não tem acesso ao campo na tela.
F – Obrigatório: Em qualquer inclusão ou alteração o usuário não consegue salvar sem preencher o campo.
G – Permitir Pesquisa: Com o flag marcado permite que o usuário utilize esse campo na pesquisa.
H – Exibe no Grid: Com o Flag marcado permite que o usuário tenha esse campo disponível para utilizar no Grid.
Ao final da Configuração selecionar “salvar”> Fechar a tela> selecionar Salvar Configurações para este módulo.
OBS: Se o Grupo de Segurança tiver herança, não será possível alterar os campos dentro.
1.7. Criando uma Herança entre os Grupos
A Herança é a forma que o Grupo de segurança tem para realizar a cópia de campos, nome de campos e permissões de formulário de campos de um Grupo de Segurança já existente.
Quando selecionado um Grupo de Segurança, o atual herdará(copiará) todo o layout (disposição dos campos, nomes de campos e permissões de formulário) do Grupo de Segurança Selecionado (será o “pai”).
Enquanto existir o vínculo de herança as alterações de campos deverão ser realizadas somente no Grupo Principal (Grupo Pai) que está selecionado na Herança.
A herança não herda/não copia permissões.
A herança poderá ser retirada, ou seja, o Grupo voltar a ficar sem pai e ser autônomo.
Sempre que realizar qualquer alteração cliquem em .
A Herança poderá ser utilizada como meio de copiar as informações de um Grupo já existente:
1 – Selecione a Herança a qual grupo deseja copiar as informações.
2 – Clique em .
3 – Retire o vínculo de Herança selecionando “Selecione”.
4 - Clique em .
2. Aviso Legal
Este documento contém informações confidenciais ou privilegiadas de uso exclusivo da TWTINFO. Caso não seja o destinatário ou a pessoa autorizada a receber esse documento, não poderá usar, copiar e divulgar as informações nele contidas.
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