Conciliação Bancária (BackOffice)

Modificado em Seg, 1 Set na (o) 2:51 PM

1. Objetivo

Este manual tem como objetivo orientar ao usuário, como realizar a Conciliação Bancária no sistema Advwin.

2. O que é conciliação bancária?

A Conciliação Bancária é a simples conferência dos extratos bancários e dos saldos de caixa com o Controle Financeiro da Empresa. A partir dele é possível verificar se todos os lançamentos estão corretos e se não há nenhuma anormalidade.

Além disso, saber que o Saldo Bancário está correto é importantíssimo para a análise do fluxo de caixa realizado com suas despesas e receitas, e as inferências com relação a redução de despesas. O saldo bancário correto também influência a verificação de caixa futuro para as atividades operacionais.

IMPORTANTE

A conciliação bancária só ocorre entre os bancos: Itaú, Bradesco e Banco do Brasil.

3. Considerações Iniciais

Antes de iniciar a conciliação bancária o usuário do sistema deverá providenciar:

– O arquivo do banco em formato OFX:

O Arquivo deverá ser salvo com o Nome do Banco e a data.

– Cadastrar as contas bancárias no Advwin: Nome do Banco, Conta e Agência são campos que devem ser preenchidos de forma correta;

Para Acessar: Arquivos > A Contas Bancárias

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

– As CPR’s (Contas a Pagar e Receber) deverão estar Baixadas para a conciliação;

– Para realizar a conciliação o sistema valida a data e valor.

4. Compatibilidade

Todas as informações deste documento são compatíveis com a versão 6.48 do ADVWin Desktop.

Nenhuma das ações a seguir se aplica a versão do ADVWin+.

IMPORTANTE: Considerando a retro compatibilidade, é possível afirmar que nas versões que sucedem a citada acima, também seja compatível com todas estas funcionalidades, exceto, quando houver uma nova documentação que atualize este documento.

5. Acessando a Conciliação Bancária

Para acessar o módulo de Conciliação Bancária Menu Financeiro > D Conciliação Bancária:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Abrirá a seguinte tela inicial:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

6. Listar Lançamentos

A conciliação poderá ser Automática ou Manual, mas antes de realizá-la é preciso listar os lançamentos de Baixa do Advwin e do Extrato Bancário:

1 – Banco: Selecione o Banco que deseja realizar a conciliação. A seleção poderá ser realizada na seta para baixo ou no ícone do livro ao lado.

Ao selecionar o banco as informações de Banco, Agência e conta são preenchidas automaticamente:

2 – Arquivo: é o documento enviado pelo Banco em formato OFX;

a) Selecione a Lupa

b) Selecione o Arquivo do Banco que deseja realizar a conciliação:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Lembrando que o nome do arquivo deverá ser o nome do Banco seguido da Data.

Obs: O nome do Banco é obrigatório e a data é uma sugestão para facilitar a localização do arquivo.

3 – Lançamentos de baixas no período de: selecione a data inicial e a final que deseja realizar a conciliação.

Serão listados tanto os Lançamentos de Baixas do Advwin, quanto os lançamentos do Extrato Bancário no período selecionado.

Uma imagem contendo Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Exemplo:

Selecionado o período de 23/05/2022 até 26/05/2022.

Notem que os lançamentos listados são todos desse período:

Interface gráfica do usuário, Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

4 – Considerar diferença de até: o número de dias preenchido nesse campo lista lançamentos com dias a mais e a menos, nos LANÇAMENTOS DO EXTRATO BANCÁRIO.

Se esse campo estiver vazio, são consideradas apenas as datas preenchidas em “Lançamentos de baixas no período de”.

Exemplo:

Selecionando o Período de 25/05/2022 até 25/05/2022 e considerando uma diferença de 2 dias:

Nos lançamentos do Extrato Bancário foram listados lançamentos de 23/05/2022 até 27/05/2022.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Importante: Para realizar a conciliação o sistema valida a data e valor, no entanto, quando é considerada a diferença, se houver valores iguais e datas diferentes (respeitando a diferença), o sistema realiza a conciliação automática.

5 – Incluir o Número do Documento nos critérios da conciliação:

Esse item deverá ser marcado, SOMENTE, se o cliente preencher no número da CPR o mesmo número do lançamento do Banco.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

6 – Listar Conciliação Bancária:

Com todas as informações preenchidas selecione o botão “Listar Lançamentos”

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

a) Ao lado esquerdo da tela serão exibidos todos os Lançamentos de Baixas realizados no Advwin respeitando o período de datas;

b) Ao lado direito serão exibidos todos os lançamentos dos arquivos dos Extrato Bancário respeitando o período de datas e, se preenchido, o campo “Considerar diferença de até”.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

7. Legenda dos Lançamentos Listados (GRID)

1 – Status: Trata da Condição do lançamento

2 – Tipo: indica se a CPR baixada é do tipo Pagar (P) ou Receber(R).

3 – Descrição do Lançamento:

Nos lançamentos do Advwin é o tipo de lançamento preenchido na CPR que foi baixada.

Nos Lançamentos do Extrato Bancário é o tipo lançado no Banco.

4 – Ident. Baixa: é o ID da baixa no Advwin

5 – Nº Documento: é o número da CPR.

8. Conciliação Automática

Realizado o preenchimento de todos os campos e os Lançamentos listados no GRID a conciliação automática poderá ser realizada.

a) Selecione o botão Conciliação Automática:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

b) Aparecerá uma mensagem de confirmação:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Se estiver de acordo selecione “Sim”.

c) Será exibida uma janela com informações das quantidades de lançamentos totais, conciliados e não conciliados:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Selecione “OK”.

d) No Grid todas as contas conciliadas aparecerão com o status

e) Para identificar os lançamentos conciliados: selecione o lançamento com duplo clique e o sistema restringe somente o lançamento conciliado.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Para retornar clique em outra linha de lançamento.

f) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação automática com data, hora e usuário que realizou o procedimento.

9. Conciliação Manual

Os lançamentos que não foram conciliados de forma automática, poderão ser conciliados de forma Manual.

a) Selecione os lançamentos que serão conciliados:

Interface gráfica do usuário, Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

b) Selecione o botão de conciliação manual no meio da tela:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

c) Clique em “OK” na janela informativa que a conciliação foi realizada:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

d) O Status foi alterar para Conciliado:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

e) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora e usuário que realizou o procedimento.

10. Conciliação Manual com Diferença de Valores

A Conciliação Manual poderá ser realizada para os lançamentos com valores distintos.

a) Selecione os lançamentos que serão conciliados:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

b) Selecione o botão de conciliação manual no meio da tela:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

c) Abrirá uma janela de alerta indicando que há uma diferença de valores nos lançamentos conciliados:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Selecione sim se estiver de acordo.

d) Clique em “OK” na janela informativa que a conciliação foi realizada:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

e) O Status foi alterar para Conciliado:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

f) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora, usuário que realizou o procedimento, e o valor da diferença da conciliação.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

11. Conciliação Múltipla

Para alguns casos é possível ter mais de um lançamento para ser conciliado.

a) Selecione os lançamentos que serão conciliados:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela, Excel

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

b) Selecione o botão de conciliação manual no meio da tela:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

c) Um alerta aparecerá na tela para os casos com diferença de valor:

Interface gráfica do usuário

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

d) Clique em “OK” na janela informativa que a conciliação foi realizada:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

e) O Status foi alterar para Conciliados:

Interface gráfica do usuário, Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

f) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora e usuário que realizou o procedimento. Se houver, a diferença de valores.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

12. Lançar Baixa

O usuário poderá realizar um lançamento de CPR baixada para lançamentos de Extrato bancário que o usuário não identificar a CPR baixada nos lançamentos do Advwin.

a) Selecione o lançamento de extrato bancário, não conciliado, para cadastrar a CPR de baixa;

b) Selecione Lançar Baixa:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

c) Abrirá a tela para cadastro da baixa. Preencha os campos e selecione “Gravar”

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

d) A baixa cadastrada será conciliada de forma automática

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

e) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora e usuário que realizou o procedimento.

13. Cancelando a Conciliação Bancária em lote

1 – Listar na tela os lançamentos que deseja cancelar a conciliação;

2 – Selecione o botão da engrenagem conforme abaixo:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

3 – Aparecerá o alerta para o cancelamento de todas as conciliações bancárias exibidas na tela:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

Selecione “Sim” para cancelar as conciliações listadas na tela.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

4 – Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora e usuário que realizou o procedimento. Se houver, a diferença de valores.

14. Cancelando a Conciliação Bancária por seleção

a) Listar na tela os lançamentos;

b) Selecionar o lançamento que deseja cancelar a conciliação;

c) Selecione o botão conforme indicado abaixo:

Tabela

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

d) Aparecerá o alerta para o cancelamento de todas as conciliações bancárias exibidas na tela:

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Word

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

e) Selecione “Sim” para cancelar as conciliações listadas na tela.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

f) Na CPR baixada, na aba histórico, estará a descrição da conciliação manual com data, hora e usuário que realizou o procedimento. Se houver, a diferença de valores.

15. Help do Suporte

1) Inclui o Banco e o Arquivo, mas o sistema aparece uma tela de Aviso.

R: A conciliação não vai ocorrer se o nome do Banco diferente do nome do Arquivo: O Banco selecionado “XX” não é igual ao Banco “YY” do arquivo.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.

O nome do arquivo deverá ser o nome do Banco seguido da data.

2) O sistema conciliou lançamentos com mesmo valor, mas data diferente.

R: Se for preenchido o “Considerar diferença de até” o sistema realizará conciliação com outra data respeitando o período.

Exemplo: Supondo que o lançamento no Advwin for de R$ 1.200,00 com data de 25/05/2022 e o lançamento do banco do dia 27/05/2022 no valor de R$ 1.200,00. Se na pesquisa colocar a data do dia 25/02/2022 e no “Considerar diferença de até” for preenchido com 02 dias, o sistema reconhecerá o período de 23/05/2022 a 27/05/2022. Logo os valores serão conciliados desdeque não tenha outros na mesma data.

Essa conciliação poderá ser cancelada de forma Manual caso não esteja correta.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos
A verificação do CAPTCHA é obrigatória.

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo