manual de uso

 

 

 

 

configuração e utilização 

integração de pagamentos fornecedor



  1. OBJETIVO DO DOCUMENTO:

Esse manual tem como objetivo apresentar as formas de configuração e uso do modulo de integração para pagamento de fornecedores pelo ADVWin. 

 

  1. BANCOS INTEGRADOS:

Atualmente a utilização dessa integração, para pagamento de fornecedores pelo ADVWin, está disponível aos bancos: 

  1. SANTANDER
  2. ITAÚ
  3. BRADESCO

 

  1. SOLICITAÇÃO DE DADOS AO BANCO

Deverá solicitar ao banco as seguintes informações para configuração do sistema:

Bradesco: Agência, Conta, Banco, CNPJ empresa, Código de Comunicação, Conta Complementar (Se houver), Texto reservado, Instruções cheque OP, Código área, Uso empresa.

Itaú/Santander: Somente informações de Agência, Conta, Banco, CNPJ empresa.

 

  1. PRÉ CONFIGURAÇÕES

Para a iniciar a configuração do pagamento de fornecedores no sistema ADVWin é necessário efetuar as seguintes configurações no cadastro de contas bancárias. 

 

  1. CADASTRO DE CONTAS BANCÁRIAS

Acesse ARQUIVOS > A CONTAS BANCÁRIAS

No cadastro da conta bancaria, na aba “Dados” informe a qual unidade do escritório a conta a ser cadastrada está vinculada. 


 

Figura 1

Na aba “Boleto/Pagamento de Fornecedor” preencha os dados da conta bancária conforme informações abaixo: 


 

Figura 2

  1. Banco (1): Informar Código do Banco
  2. Agência (2): Informe o número da agencia bancaria. 
  3. Dig (3): Informe o digito da agencia bancaria. Se a agência não possuir digito, informe no campo o valor “0” (zero)
  4. Conta (4): Informe o número da conta bancaria.
  5. Dig (5): Informe o digito da conta bancaria. Se o banco não possuir digito, informe no campo o valor “0” (zero)
  6. Ativar CNAB Pagamento Fornecedor (6): Marque a opção para habilitar a funcionalidade de pagamentos.


Realizado o preenchimento das informações da conta bancaria e habilitado a opção de ativar o pagamento de fornecedor, selecione “Gravar” do lado direito da tela. 

  1. CONFIGURAÇÕES PAGAMENTO FORNECEDOR - BANCO BRADESCO

Para o banco Bradesco, ao habilitar a opção de “Ativar CNAB Pagamento Fornecedor”, serão apresentadas as seguintes opções de configuração, sendo seu preenchimento feito conforme descrito abaixo: 



  1. Código Comunicação (1): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  2. Conta Complementar (2): Caso possuir conta complementar em sua agencia informe o número dessa conta, caso não possua, repita o número da conta bancaria do cadastro anterior. 
  3. Texto Reservado (3): Texto que será inserido no arquivo para informações adicionais. 
  4. Instruções Cheque OP (Ordem de Pagamento) (4): Informações que serão inseridas na ordem de pagamento. 
  5. Código Área (5): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  6. Uso Empresa (6): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  7. Pasta padrão onde será gravada o arquivo REMESSA (7): Informar o caminho da pasta onde serão salvos os arquivos de remessa. (O arquivo de remessa e onde conterá todas as informações dos registros a serem enviados para o banco para futuro pagamento.)

 

Realizado o preenchimento das informações acima, selecione “Gravar” no canto direito da tela.


 

  1. CONFIGURAÇÕES PAGAMENTO FORNECEOR BANCO SANTANDER/ITAÚ

Para o banco Santander e Itaú, ao habilitar a opção de “Ativar CNAB Pagamento Fornecedor” serão apresentadas as seguintes opções de configuração, sendo seu preenchimento feito conforme descrito abaixo: 


 

  1. Nº do Convênio (1): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  2. Nº Sequência Arquivo (2): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  3. Gerar Segmento B (3): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
  4. Pasta padrão onde será gravado o Arquivo REMESSA (4): Informar o caminho da pasta onde serão salvos os arquivos de remessa. (O arquivo de remessa e onde conterá todas as informações dos registros a serem enviados para o banco para futuro pagamento.)

 

Realizado o preenchimento das informações acima, selecione “Gravar” no canto direito da tela.

 

  1. CONFIGURAÇÃO CADASTRO DE FORNECEDORES

Após a configuração da conta bancaria é necessário que os fornecedores, aos quais serão realizados pagamento por transferência, tenham seus dados preenchidos.

Acesse ARQUIVOS > 1 FORNECEDORES

  1. Código do banco.
  2. Selecione o tipo da conta bancaria. 
  3. Informe o número da agencia bancaria. 
  4. Informe o digito da agencia bancaria.  (se não possuir digito informe no campo o valor “0” Zero.)
  5. Informe o número da conta bancaria.
  6. Informe o digito da conta bancaria. (se não possuir digito informe no campo o valor “0” Zero.)


Após o preenchimento das informações clique no botão “Gravar” do lado direito da tela. 

 

  1. GERAÇÃO DE ARQUIVO REMESSA PAGAMENTO FORNECEDOR

Para a geração de um arquivo de remessa é necessário que exista conta a pagar cadastrada no sistema. 

Acesse o menu “FINANCEIRO -> 2 CONTAS A PAGAR” e selecione uma fatura pré-cadastrada ou cadastre nova. 

Observação: Na tela de cadastro é possível informar o código de barras, caso o pagamento seja feito por boleto. 

Figura 6

 

IMPORTANTE: Somente faturas a pagar com Status “Liberado p/ Baixa” ou com status de envio “Não Enviada/Desbloqueada” poderão ter gerado o arquivo de remessa para pagamento de fornecedores.


Selecione a faturas que deseja gerar o arquivo e clique no botão “Pag. Fornecedor” do lado direito da tela. (Figura 7) e em seguida, o sistema apresentará a tela para configuração dos parâmetros do arquivo de remesse (Figura 8)

 

  1. Banco (1): Informe o banco a ser utilizado para geração da remessa.
  1. Informar configuração de envio manual (2): Marque essa opção para que seja habilitado o preenchimento manual das configurações de envio. (Obs.: Não marcando essa opção o sistema gera o arquivo com informações padrões de envio de boletos.)
  2. Operação (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
  3. Tipo de Serviço (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
  4. Lançamento (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
  5. Tipo de Movimentação (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
  6. Instrução de Movimento (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
  7. Indique pasta onde será gravado o Arquivo REMESSA (4): Sinalize o caminho onde será salvo o arquivo da remessa.
  8. Homologação (5): Marque está opção se for gerar um arquivo de teste para homologação com o banco. 

 

Após o preenchimento das informações clique no botão “Gravar” do lado direito da tela.

O sistema habilitará tela, onde deverá ser selecionada a fatura, ou faturas, que será enviada no arquivo de remessa. Após, selecione o botão “Gerar Arquivo” no canto inferior direito da tela. 

 

Figura 8

                                                                                   

Realizado esses procedimentos, o sistema irá gerar um arquivo no local informado na configuração. Esse arquivo deverá ser enviado para o banco para processamento das informações. 

Após o envio, a CPR ficará com status de envio “Enviada Bloqueada”, aguardando o arquivo de retorno para realizar a baixa da CPR. Caso o usuário, com permissão de Administrador, deseje desbloquear a CPR sem o arquivo retorno, basta selecionar o botão “Desbloquear conta congelada em Envio de Remessa de Pagamento de Fornecedor” na aba “Liberação”.



  1. IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO RETORNO 

Após o processamento dos pagamentos realizado pelo banco, a instituição irá gerar um arquivo de retorno que deverá ser importado no sistema ADVWin para baixa dos registros. 

 

Para carregar o arquivo de retorno do banco, acesse o menu FINANCEIRO > RETORNO DE PAGAMENTO FORNECEDOR.


 

Figura 9

 

  1. Banco (1): Selecione o banco referente do arquivo a ser importado. 
  2. Selecione o arquivo de RETORNO (2): Selecione o arquivo a ser importado. 

 

Após o preenchimento das informações clique no botão “Importar Arquivo” do lado esquerdo da tela.

Será aberto a tela com as informações de retorno e o sistema apontará os registros contidos no arquivo.



Caso tenha acontecido alguma inconsistência o status de envio da CPR será alterado para “Não Enviada/Desbloqueada”, caso tenha sido paga com sucesso o status de envio da CPR será alterado para “Enviada/Bloqueada” e a CPR será baixada.

 

 

  1. AVISO LEGAL

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  1. ATUALIZAÇÕES

Histórico de Alterações

Versão

Data

Autor

Descrição

1.0

04/01/2018

Hitallo de Souza Santos

Elaboração do documento inicial

2.0

10/01/2018

Najara Becker Cordeiro

Revisão e Configuração

3.0

28/01/2019

Hitallo de Souza Santos

Ajustes revisão.