manual de uso
configuração e utilização
integração de pagamentos fornecedor
OBJETIVO DO DOCUMENTO:
Esse manual tem como objetivo apresentar as formas de configuração e uso do modulo de integração para pagamento de fornecedores pelo ADVWin.
BANCOS INTEGRADOS:
Atualmente a utilização dessa integração, para pagamento de fornecedores pelo ADVWin, está disponível aos bancos:
- SANTANDER
- ITAÚ
- BRADESCO
SOLICITAÇÃO DE DADOS AO BANCO
Deverá solicitar ao banco as seguintes informações para configuração do sistema:
Bradesco: Agência, Conta, Banco, CNPJ empresa, Código de Comunicação, Conta Complementar (Se houver), Texto reservado, Instruções cheque OP, Código área, Uso empresa.
Itaú/Santander: Somente informações de Agência, Conta, Banco, CNPJ empresa.
PRÉ CONFIGURAÇÕES
Para a iniciar a configuração do pagamento de fornecedores no sistema ADVWin é necessário efetuar as seguintes configurações no cadastro de contas bancárias.
CADASTRO DE CONTAS BANCÁRIAS
Acesse ARQUIVOS > A CONTAS BANCÁRIAS
No cadastro da conta bancaria, na aba “Dados” informe a qual unidade do escritório a conta a ser cadastrada está vinculada.
Figura 1
Na aba “Boleto/Pagamento de Fornecedor” preencha os dados da conta bancária conforme informações abaixo:
Figura 2
- Banco (1): Informar Código do Banco
- Agência (2): Informe o número da agencia bancaria.
- Dig (3): Informe o digito da agencia bancaria. Se a agência não possuir digito, informe no campo o valor “0” (zero)
- Conta (4): Informe o número da conta bancaria.
- Dig (5): Informe o digito da conta bancaria. Se o banco não possuir digito, informe no campo o valor “0” (zero)
- Ativar CNAB Pagamento Fornecedor (6): Marque a opção para habilitar a funcionalidade de pagamentos.
Realizado o preenchimento das informações da conta bancaria e habilitado a opção de ativar o pagamento de fornecedor, selecione “Gravar” do lado direito da tela.
CONFIGURAÇÕES PAGAMENTO FORNECEDOR - BANCO BRADESCO
Para o banco Bradesco, ao habilitar a opção de “Ativar CNAB Pagamento Fornecedor”, serão apresentadas as seguintes opções de configuração, sendo seu preenchimento feito conforme descrito abaixo:
- Código Comunicação (1): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Conta Complementar (2): Caso possuir conta complementar em sua agencia informe o número dessa conta, caso não possua, repita o número da conta bancaria do cadastro anterior.
- Texto Reservado (3): Texto que será inserido no arquivo para informações adicionais.
- Instruções Cheque OP (Ordem de Pagamento) (4): Informações que serão inseridas na ordem de pagamento.
- Código Área (5): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Uso Empresa (6): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Pasta padrão onde será gravada o arquivo REMESSA (7): Informar o caminho da pasta onde serão salvos os arquivos de remessa. (O arquivo de remessa e onde conterá todas as informações dos registros a serem enviados para o banco para futuro pagamento.)
Realizado o preenchimento das informações acima, selecione “Gravar” no canto direito da tela.
CONFIGURAÇÕES PAGAMENTO FORNECEOR BANCO SANTANDER/ITAÚ
Para o banco Santander e Itaú, ao habilitar a opção de “Ativar CNAB Pagamento Fornecedor” serão apresentadas as seguintes opções de configuração, sendo seu preenchimento feito conforme descrito abaixo:
- Nº do Convênio (1): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Nº Sequência Arquivo (2): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Gerar Segmento B (3): Informação para preenchimento a ser passada pelo banco.
- Pasta padrão onde será gravado o Arquivo REMESSA (4): Informar o caminho da pasta onde serão salvos os arquivos de remessa. (O arquivo de remessa e onde conterá todas as informações dos registros a serem enviados para o banco para futuro pagamento.)
Realizado o preenchimento das informações acima, selecione “Gravar” no canto direito da tela.
CONFIGURAÇÃO CADASTRO DE FORNECEDORES
Após a configuração da conta bancaria é necessário que os fornecedores, aos quais serão realizados pagamento por transferência, tenham seus dados preenchidos.
Acesse ARQUIVOS > 1 FORNECEDORES
- Código do banco.
- Selecione o tipo da conta bancaria.
- Informe o número da agencia bancaria.
- Informe o digito da agencia bancaria. (se não possuir digito informe no campo o valor “0” Zero.)
- Informe o número da conta bancaria.
- Informe o digito da conta bancaria. (se não possuir digito informe no campo o valor “0” Zero.)
Após o preenchimento das informações clique no botão “Gravar” do lado direito da tela.
GERAÇÃO DE ARQUIVO REMESSA PAGAMENTO FORNECEDOR
Para a geração de um arquivo de remessa é necessário que exista conta a pagar cadastrada no sistema.
Acesse o menu “FINANCEIRO -> 2 CONTAS A PAGAR” e selecione uma fatura pré-cadastrada ou cadastre nova.
Observação: Na tela de cadastro é possível informar o código de barras, caso o pagamento seja feito por boleto.
Figura 6
IMPORTANTE: Somente faturas a pagar com Status “Liberado p/ Baixa” ou com status de envio “Não Enviada/Desbloqueada” poderão ter gerado o arquivo de remessa para pagamento de fornecedores.
Selecione a faturas que deseja gerar o arquivo e clique no botão “Pag. Fornecedor” do lado direito da tela. (Figura 7) e em seguida, o sistema apresentará a tela para configuração dos parâmetros do arquivo de remesse (Figura 8)
- Banco (1): Informe o banco a ser utilizado para geração da remessa.
- Informar configuração de envio manual (2): Marque essa opção para que seja habilitado o preenchimento manual das configurações de envio. (Obs.: Não marcando essa opção o sistema gera o arquivo com informações padrões de envio de boletos.)
- Operação (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
- Tipo de Serviço (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
- Lançamento (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
- Tipo de Movimentação (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
- Instrução de Movimento (3): Informe as configurações de envio conforme informações repassadas pelo banco.
- Indique pasta onde será gravado o Arquivo REMESSA (4): Sinalize o caminho onde será salvo o arquivo da remessa.
- Homologação (5): Marque está opção se for gerar um arquivo de teste para homologação com o banco.
Após o preenchimento das informações clique no botão “Gravar” do lado direito da tela.
O sistema habilitará tela, onde deverá ser selecionada a fatura, ou faturas, que será enviada no arquivo de remessa. Após, selecione o botão “Gerar Arquivo” no canto inferior direito da tela.
Figura 8
Realizado esses procedimentos, o sistema irá gerar um arquivo no local informado na configuração. Esse arquivo deverá ser enviado para o banco para processamento das informações.
Após o envio, a CPR ficará com status de envio “Enviada Bloqueada”, aguardando o arquivo de retorno para realizar a baixa da CPR. Caso o usuário, com permissão de Administrador, deseje desbloquear a CPR sem o arquivo retorno, basta selecionar o botão “Desbloquear conta congelada em Envio de Remessa de Pagamento de Fornecedor” na aba “Liberação”.
IMPORTAÇÃO DO ARQUIVO RETORNO
Após o processamento dos pagamentos realizado pelo banco, a instituição irá gerar um arquivo de retorno que deverá ser importado no sistema ADVWin para baixa dos registros.
Para carregar o arquivo de retorno do banco, acesse o menu FINANCEIRO > RETORNO DE PAGAMENTO FORNECEDOR.
Figura 9
- Banco (1): Selecione o banco referente do arquivo a ser importado.
- Selecione o arquivo de RETORNO (2): Selecione o arquivo a ser importado.
Após o preenchimento das informações clique no botão “Importar Arquivo” do lado esquerdo da tela.
Será aberto a tela com as informações de retorno e o sistema apontará os registros contidos no arquivo.
Caso tenha acontecido alguma inconsistência o status de envio da CPR será alterado para “Não Enviada/Desbloqueada”, caso tenha sido paga com sucesso o status de envio da CPR será alterado para “Enviada/Bloqueada” e a CPR será baixada.
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ATUALIZAÇÕES
Histórico de Alterações | |||
Versão | Data | Autor | Descrição |
1.0 | 04/01/2018 | Hitallo de Souza Santos | Elaboração do documento inicial |
2.0 | 10/01/2018 | Najara Becker Cordeiro | Revisão e Configuração |
3.0 | 28/01/2019 | Hitallo de Souza Santos | Ajustes revisão. |