Novo Sub Status da CPR não aprovada
A função do sub status da CPR é identificar o motivo pelo qual ela foi rejeitada, isso será executado através da função “Rejeitar” na aba liberação da CPR.
Ao emitir um relatório o usuário conseguirá extrair as informações da rejeição dessa CPR, que poderá ou não ser filtrada no relatório através da seleção do sub status.
Parametrização para usar o novo sub status
Para utilizar a funcionalidade “sub status da CPR não aprovada” deverá ser ativado o novo parâmetro “Habilita o campo sub status CPR”.
Gerenciando o cadastro do Sub Status
Primeiramente deverá ser acessada a tela de cadastro do sub status através do seguinte caminho:
Arquivos | 0 Contratos
Deverá ser realizado pelo menos um cadastro para a seleção do sub status ao rejeitar uma CPR.
Esse cadastro deverá conter a descrição, pois a mesma é obrigatória.
Rejeitando uma CPR e definindo seu Sub Status
A função “Rejeitar” está localizada na aba “Liberação” da tela “Contas a Pagar/Receber”.
Para rejeitar uma CPR o status da mesma deverá estar como “Aguardando Departamento” ou “Aguardando Diretoria”, sendo assim, ao clicar em “Rejeitado” o sistema irá apresentar uma janela onde o usuário pode preencher o motivo da rejeição e agora definir qual o sub status dessa CPR (cujo sub status foi cadastrado no tópico 1.1).
Customizando o grid para exibir o campo Sub Status da CPR
Para que seja exibida a coluna sub status na CPR, deve-se clicar com o botão direito do mouse sobre o grid e depois em customizar. Com isso, aparecerá o novo campo “SubStatusCPR” para seleção.
No grid o status da CPR estará como “Não Aprovado” e o sub status estará conforme foi definido ao rejeita-la.
Redefinindo o Sub Status da CPR
Na aba “Controle” da CPR pode-se alterar o sub status da CPR, onde o usuário poderá redefini-lo conforme sua necessidade. Após selecionar o novo sub status deve-se clicar em “gravar”.
Após gravar o sistema irá gerar um histórico da alteração na aba controle e na aba liberação da CPR.
Emissão do relatório de contas a pagar/receber
Para emissão do relatório deve-se entrar no seguinte menu:
Relatórios | Contas a pagar e receber
Foi criado um novo campo “sub status” no relatório de contas a pagar/receber. Esse campo ficará disponível para seleção do sub status ao definir o campo status como “7 – Não aprovado”, sendo assim ele trará no relatório todas as CPRs com aquele sub status selecionado. Se não for definido nenhum sub status, o sistema trará todas as CPRs não aprovadas.