1. Central de Faturamento

Este módulo responsável por gerenciar, processar e monitorar todas as atividades relacionadas ao faturamento de serviços ou produtos. A central é encarregada de emitir faturas, controlar os pagamentos recebidos, gerenciar contas a receber e garantir que os processos de cobrança sejam realizados de maneira eficiente.

2. Configurações necessárias

2.1. Contratos

I. A central de faturamento funcionará para aqueles contratos que tiverem dias úteis ou fixos configurados:

II. /Para isso, esteja logado no Advwin e acesse o modulo de contratos através do menu superior (01), na aba de ‘Dados’ (02) do contrato, preencha as informações da ‘Data do faturamento’ (03).

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A. Data geral para faturamento: se este fleg estiver marcado, a data definida será ‘genérica’ e única para todos os lançamentos vinculados a este contrato.

B. Informe o dia: preencha este campo com o dia que o sistema deverá realizar o faturamento.

C. Dias úteis: o sistema realiza o faturamento somente no dia útil que for informado. EX: se for dia 5 e estiver marcado como dia útil, o sistema irá considerar todo quinto dia útil do mês.

D. Dia fixo: realizará o faturamento em dias fixos, seguindo o exemplo citado anteriormente, todo dia 5 independentemente de ser útil ou não, haverá faturamento.

OBS: A data preenchida no faturamento de Debites e Ficha Tempo sobressaem a data do contrato.

2.2. Parâmetros

O sistema permite que um Debite apareça na central de faturamento ainda que não tenha seu pagamento cobrado na fatura do cliente. Isso ocorre quando há um adiantamento por parte do cliente para pagamento de despesas dentro de um determinado período. Para que isso ocorra, é necessário ativar/desativar o parâmetro ‘‘Utiliza transferência entre contas no pagamento do debite’’.

I. Acesse o Advwin;

II. Clique em ‘Arquivos’ (01), depois em ‘K Parâmetros’ (02) e ‘Parâmetros’ (03);

 

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III. Na aba de ‘Customizações’, se o parâmetro ‘Utiliza transferência entre contas no pagamento do debite’ estiver marcado, seu funcionamento no sistema será: para clientes que realizaram uma transferência de adiantamento, os Debites lançados dentro do período selecionado, não serão faturados pela central, pois, o pagamento será feito utilizando o saldo do adiantamento.

Ex: O valor do adiantamento no mês de setembro (01/09-30/09) foi de R$600,00 e as despesas de Debite foram R$200,00 este valor não será faturado e sim ‘descontado’ do saldo do cliente, que logo passará a ser R$400,00.

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1. Tela Inicial Central de Faturamento

I. Para acessar a central de faturamento, clique em ‘Financeiro’ (01), depois em ‘Faturamento’ (02) e ‘Central de Faturamento’ (03).

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II. Na tela inicial:

  1. Filtre as faturas por ‘Cliente’, ‘Unidade’ ou ‘Contrato’.
  2. Selecione o período de lançamento das faturas, sempre adiantando 1 mês, ou seja, se deseja visualizas faturas do mês de agosto, deve indicar o período referente a setembro.

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3. Selecione a data de vencimento e a data de competência que pretende faturar os itens listados.

4. Ao clicar neste ícone o sistema irá gerar uma única fatura para todos os debites/Fts que serão listadas na pesquisa. Se o fleg não estiver marcado, o sistema irá gerar uma fatura para cada lançamento.

5. Após selecionar os filtros clique em ‘Pesquisar’, para que o sistema carregue as os debites/Fts a serem faturados.

6. A listagem dos itens ‘a faturar’ aparecerá nesta tabela.

1.1. Fatura

I. Selecione na tabela o item que deseja faturar (01) e clique em ‘Próximo passo’ (02).

Tabela

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II. Preencha os campos 1 e 2 com a data de vencimento e competência.

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I. Clique em ‘Pesquisar’ (03), para que sejam listados os itens faturáveis na tabela (04).

II. Selecione os itens que irá faturar na tabela, depois aperte ‘Ver fatura’ (05) e ‘Gerar CPR’ (06).

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III. O sistema irá confirmar o lançamento no Contas a Pagar/Receber e Faturamento dos Debites, basta clicar em ‘Sim’ para concluir a ação.

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IV. Ao confirmar, o sistema gera a fatura.

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1.2. Ações da fatura

I. Após a confirmação do sistema que a fatura foi gerada, uma janela de ‘ações da fatura’ aparecerá na tela:

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1.Visualiza a fatura dentro do sistema Advwin;

Tabela

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2. Visualiza PDF da fatura em uma nova guia do computador;

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3.Salva o PDF da fatura;

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4. Envia a fatura por e-mail;

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