1. Perfil Regra
O Perfil é a criação de regras específicas para os acessos de usuários. Com a ativação dessa ferramenta é possível restringir o acesso de usuários a clientes e tabelas do sistema. Ainda é possível criar diferentes layouts de visualização por Perfil selecionado.
2. Habilitando a Ferramenta
O Primeiro passo a ser realizado é habilitar a ferramenta:
I. Acesse o Advwin Desktop com login e senha administrador;
II. No menu principal, clique em ‘Arquivos’ (01), ‘K Parâmetros’ (02) ‘Novos Parâmetros’ (03).
III. Habilite o Parâmetro da seguinte forma:
- pesquise por perfil;
- selecione ‘Verdadeiro’;
- clique em salvar.
2.1. Acessando a tabela no Advwin+
Para acessar a tabela de Pré – Cadastro de ‘Perfil Regra’;
I. Acesse o Advwin+;
II. No menu principal, clique em ‘Arquivos’ (01), depois em ‘Pré – Cadastros’ (02).
III. Ao acessar o módulo da tabela de Pré-Cadastro, no menu, pesquise por ‘Perfil Regra’ (01) ou amplie na aba de ‘Tabelas de cadastro’ (02) e selecione ‘Perfil Regra’ (03).
3. Tela Inicial da Tabela
- Adicionar um novo perfil;
- Recarregar as informações do Grid;
- Reorganizar o Grid;
- Exportar planilha para Excel;
- Filtrar as informações do Grid;
- Fazer uma pesquisa detalhada;
- Tabela de perfis que estão cadastrados no sistema.
3.1. Cadastro de um novo perfil
- Código: Número de ordem crescente dos perfis.
- Descrição: Descreva o nome do Perfil (esse é o nome que aparecerá aos usuários e em demais configurações).
- Inativo: Flegar este campo para inativar o perfil.
- Cancelar: Cancela o preenchimento do cadastro do perfil.
- Salvar: Salva as informações preenchidas do cadastro do perfil.
3.2. Vincular cliente ao perfil
Após cadastrar um novo perfil, é possível vincular um cliente.
I. Selecione o perfil na tela da tabela inicial de ‘Perfil Regra’.
II. Na aba ‘Cliente’ é possível visualizar os clientes que já estão vinculados ao perfil e adicionar um novo cliente. Clique em para adicionar um novo cliente.
III. Os clientes cadastrados serão listados, como mostra a tela abaixo:
- Selecione um ou mais clientes que deseja vincular ao perfil.
- Use este fleg para filtrar por clientes ativos.
- É possível realizar uma pesquisa pelos clientes cadastrados. (após preencher este campo é necessário clicar em ‘Filtrar’ (05) para que seja feita a pesquisa.
- Este campo permite procurar a pasta do cliente, ao preencher este campo, o filtro na tabela será automaticamente aplicado.
- Este campo permite filtrar pelas pastas ativas (caso o
fleg esteja marcado) e filtrar a pesquisa no campo (03).
- Após selecionar a pasta que deseja, clique em
para vincular o cliente ao perfil.
3.3. Filtros de Tabelas
Os filtros de tabelas são cadastros para restringir o acesso dos usuários aos itens das tabelas de pré-cadastro.
I. Selecione a tabela que deseja realizar a configuração e restringir os itens de acesso do usuário.
II. EXEMPLO: Tabela ‘Setor de Custo’:
1. Ao marcar esse campo, a pesquisa na pasta fica restrita ao setor de custo que estará vinculado nesse perfil.
OBS: É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE A UTILIZAÇÃO DESSE FLEG SEJA FEITA DE FORMA CUIDADOSA.
2. Ao marcar esse campo, a pesquisa No módulo de ‘Ficha Tempo’ fica restrita ao setor de custo que estará vinculado nesse perfil.
3. Ao marcar esse campo, a pesquisa No módulo de ‘Debite’ restrita ao setor de custo que estará vinculado nesse perfil.
4. Clique em ‘Adicionar’ para adicionar um novo setor de custo:
a. Após selecionar um ou mais setores de custo, clique em ‘Selecionar’ para adicionar ou ‘Fechar’ para sair.
4. Configurando o Perfil
Após cadastrar o perfil, é necessário configurá-lo e vincular a um grupo de segurança.
I. Acesse o Advwin+;
II. No menu principal, clique em ‘Configurações’ (01) e depois em ‘Grupos de Segurança’ (02);
III. Na tela inicial da dos grupos de segurança cadastrados, selecione aquele que deseja vincular o perfil.
IV. Na tela de permissões do grupo de segurança selecionado, clique em ‘Utilizar perfil’;
V. Selecione o perfil que Grupo de Segurança estará vinculado – cada Grupo de Segurança poderá estar vinculado apenas em um Perfil. Mas, um perfil poderá estar vinculado a vários Grupos de Segurança.
VI. Quando o usuário vinculado selecionar esse Grupo de Segurança, terá acesso somente as informações previamente determinadas no cadastro do Perfil Regra.
4.1. Vínculo do usuário ao Perfil
Pontos a considerar com relação ao vínculo do usuário ao Perfil.
I. O usuário estará vinculado ao Grupo de Segurança que tem o Perfil Regra.
II. O usuário poderá estar vinculado a mais de um Grupo de Segurança desde que os Grupos tenham perfil atrelado.
III. Pode ter usuários com um Grupo de Segurança sem Perfil Regra e outro usuário com Grupos de Segurança Atrelado ao Perfil Regra.
4.2. Associar um usuário ao grupo de segurança
I. Acesse o Advwin+;
II. No menu principal, clique em ‘Configurações (01) e depois em ‘Usuários (02);
III. Selecionar o Usuário que deseja atribuir os Grupos de Segurança.
IV. Selecionar os Grupos de Segurança Disponíveis e Arrastar para a direita. Lembrando que só podem ser selecionados mais de um Grupo (além do Admin) desde que tenham Perfil Regra vinculado.
V. Símbolos:
Perfil vinculado ao Grupo de Segurança;
Correspondente;
Grupo de Segurança Admin;
“Vazio” Não tem Perfil vinculado;
OBS: Posicionando o mouse sobre o ícone aparecerá qual o nome do Perfil Regra.
VI. Selecione “Salvar Usuário” para Salvar as Alterações.